Buscar no site

Ex-prefeito de Assis, Oliveiros Alberto de Castro morre em Bauru aos 96 anos

Oliveiros foi 16º prefeito da cidade de Assis, entre os anos de 1966 e 1969; Velório e sepultamento será em Bauru, onde vivia com as filhas

Redação AssisCity

  • 18/09/24
  • 12:00
  • Atualizado há 1 dia

Na madrugada desta quarta-feira, 18 de setembro, faleceu na cidade de Bauru o ex-prefeito de Assis, Oliveiros Alberto de Castro, que completou 96 anos no último dia 7 de agosto. O sepultamento será realizado em Bauru, onde ele residia com suas filhas.

Imagem cedida pela família ao Portal AssisCity - Oliveiros completou 96 anos no último dia 7 de agosto - FOTO: Imagem cedida pela família ao Portal AssisCity
Oliveiros completou 96 anos no último dia 7 de agosto - FOTO: Imagem cedida pela família ao Portal AssisCity

Oliveiros foi o 16º prefeito da cidade, exercendo o cargo entre 1966 e 1969. Inicialmente, foi vice-prefeito de Rui Silva, que renunciou para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa como deputado estadual. Com isso, Oliveiros ficou à frente da prefeitura por mais de quatro anos, incluindo uma prorrogação de mandato.

Natural de Taiaçu, município localizado a 300 km de Assis, Oliveiros começou sua carreira pública como vereador na Câmara Municipal de Assis, onde apresentou 207 proposições entre 1960 e 1963. Entre suas iniciativas mais relevantes estão a criação do Departamento de Estradas de Rodagem Municipal e o projeto que elevou o salário-família dos servidores municipais. Ele também foi responsável pela criação do Horto Florestal de Assis e pela I Exposição de Orquídeas da cidade.

Arquivo/Prefeitura de Assis - Oliveiros Alberto de Castro durante a sua gestão na Prefeitura, entre os anos de 1966 e 1969 - FOTO: Arquivo/Prefeitura de Assis
Oliveiros Alberto de Castro durante a sua gestão na Prefeitura, entre os anos de 1966 e 1969 - FOTO: Arquivo/Prefeitura de Assis

Antes de sua vida pública, Oliveiros trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de São Paulo. Nos últimos anos, residia em Bauru, onde vivia com suas filhas, Terê Carvalho e Leny Maria, conhecida como Bibia. Além das filhas, o ex-prefeito era também pai de Beto Oliveiros. Todos os filhos são fruto do seu relacionamento com Leny Bombini de Castro, com quem se casou em 1953.

De acordo com Terê, a família viveu em diversos locais de Assis antes da mudança de cidade. "Moramos perto do cemitério, na Rua Floriano Peixoto, e por último, antes de virmos para Bauru, em frente à Escola Clybas Pinto Ferraz," contou ela à nossa reportagem.

A redação do Portal AssisCity expressa os sentimentos a todos os familiares. Oliveiros Alberto de Castro será lembrado por sua dedicação ao serviço público e pelas contribuições que fez ao desenvolvimento de Assis. Sua morte marca o fim de uma importante era da política assisenses, sendo um dos últimos prefeitos do período a falecer.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos