Buscar no site

Especial Mulheres: Judith de Oliveira Garcez, a primeira professora pública de Assis

Em sua homenagem, Judith nomeia o atual prédio da Prefeitura Municipal e EMEI localizada na Vila Tênis Clube

Redação AssisCity

  • 07/03/24
  • 16:00
  • Atualizado há 37 semanas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado nesta sexta-feira, 08 de março, o Portal AssisCity está produzindo uma série de matérias contando um pouco da história de grandes mulheres que foram muito importantes para o município de Assis.

A quarta homenageada é Judith de Oliveira Garcez, a primeira professora pública da cidade.

Segundo o livro "Memórias em Fotos" de Luiz Carlos de Barros, Judith de Oliveira Garcez nasceu em Itu, no dia 21 de setembro de 1897. Em 1915, formou-se pela Escola Normal Secundária de São Paulo, vindo para a região de Assis no ano seguinte, em 1916, onde tomou posse de uma escola em Platina, que era a sede do município.

Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros - Judith de Oliveira Garcez foi a primeira professora pública de Assis - Foto: Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros
Judith de Oliveira Garcez foi a primeira professora pública de Assis - Foto: Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros

Em 1917, oficialmente morando em Assis, Judith foi nomeada a primeira professora da "Escola Isolada de Assis", atualmente EMEF "Dr. João Mendes Júnior" onde ela mesma fez as carteiras e os bancos, usando caixas de querosene.

Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros - Judith de Oliveira Garcez em sua formatura como professora - Foto: Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros
Judith de Oliveira Garcez em sua formatura como professora - Foto: Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros

Judith também foi colaborada voluntária da Santa Casa de Assis em seus primórdios como professora e lecionou por mais de 30 anos na cidade. Em 1921 se casou com o Engenheiro Pedro Garcez, o "Peroca", filho do 1º Escrivão da Paz de Assis, o Capitão José de Freitas Garcez e morou na cidade até o fim de sua vida.

Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros - Corpo docente da Escola
Corpo docente da Escola "Dr. João Mendes Júnior" de Assis, em 1925. A professora Judith de Oliveira Garcez, (primeira á esquerda, sentada), juntamente com outras professoras - Foto: Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros

Judith é mãe do primeiro sacerdote assisense, Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, que faleceu em Assis aos 94 anos em 2020 e foi professora da também homenageada Maria Lopes de Campos, a Dona Pimpa, durante o Ensino Médio.

Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros - A professora Judith de Oliveira Garcez, com alunas da Escola
A professora Judith de Oliveira Garcez, com alunas da Escola "Dr. João Mendes Júnior", em 1917 - Foto: Reprodução/Acervo Luiz Carlos de Barros

Judith de Oliveira Garcez faleceu no dia 14 de julho de 1994, aos 97 anos.

Em homenagem ao seu legado na educação de Assis, o atual prédio da Prefeitura Municipal é denominado "Edifício Judith de Oliveira Garcez", onde também é patrona da EMEI que carrega seu nome, localizada na Vila Tênis Clube.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos