"Entre Pixels e Átomos": Escritor de Assis lança livro que explora a ciência por trás dos videogames
Livro foi lançado oficialmente durante o final de semana na Brasil Game Show 2024, em São Paulo, e é o segundo mais vendido do site da Editora Europa
Redação AssisCity
- 16/10/24
- 08:00
- Atualizado há 11 semanas
O escritor assisense Augusto César Rodrigues Granjeia, de 36 anos, lançou recentemente seu primeiro livro, "Entre Pixels e Átomos", pela Editora Europa. O livro, que explora a relação entre ciência e videogames, foi lançado no último final de semana durante a Brasil Game Show 2024, a maior feira de games da América Latina, realizada em São Paulo, entre os dias 9 e 13 de outubro. Atualmente, o livro é o segundo mais vendido no site da Editora Europa, onde está disponível por R$ 49,90.
Augusto, que possui formação em química pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), contou que a ideia de unir a química com o universo dos videogames surgiu a partir de seu trabalho como colaborador na coluna mensal do Portal Deviante, onde divulgava ciência de forma divertida, traçando paralelos com games, uma de suas maiores paixões. Além disso, ele já havia produzido conteúdo sobre o tema para a revista Playstation.
O processo de criação do livro, segundo o autor, foi uma jornada de oito anos, com os dois últimos dedicados à edição e publicação. No livro, cada capítulo apresenta um jogo diferente e um conceito científico associado, explicando de maneira acessível e educativa os aspectos científicos por trás dos enredos e mecânicas de jogos populares. Um exemplo citado por Augusto é o game Resident Evil 4, onde ele utiliza o enredo sobre parasitas que controlam a mente para explicar os mecanismos de vida desses organismos na natureza, traçando paralelos entre a realidade e a ficção.
"A ideia sempre foi mostrar que a ciência pode estar presente no nosso dia a dia e que os games são uma ferramenta poderosa para ensinar", afirmou o autor. Ele também destacou a importância dos games como ferramentas educativas, mencionando o crescente uso da "gamificação" em escolas e outras instituições como forma de atrair e engajar estudantes em conceitos científicos, de maneira intuitiva e divertida.
O lançamento de "Entre Pixels e Átomos" na Brasil Game Show foi especialmente marcante para Augusto, que vê a feira como um espaço relevante para o cenário de games no Brasil. "Foi a realização de um sonho ver meu livro publicado pela Editora Europa e exposto em um evento tão importante", disse.
O sucesso do livro não apenas o colocou entre os mais vendidos da editora, mas também representa uma realização pessoal para Augusto, que cresceu inspirado por seu avô, Abel Rodrigues do Nascimento, que foi colaborador por muitos anos do jornal Voz da Terra, de Assis. O lançamento de Entre Pixels e Átomos é, para ele, a união de duas grandes paixões: ciência e videogames.
Pegando carona no Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira, dia 15, Augusto reflete sobre como os games podem ser utilizados como ferramentas poderosas no ambiente escolar. "Os videogames sempre despertaram muito interesse entre crianças e adolescentes. Usá-los para ensinar conceitos científicos é uma forma eficaz de cativar essa geração e tornar o aprendizado mais envolvente", finalizou.
O livro pode ser adquirido no site da Editora Europa por R$ 49,90.