Eleições 2024: Telma Spera, pré-candidata a prefeita de Assis, convida Quinteiro e projeta captação de recursos
Entrevista foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Portal AssisCity e pela Rádio Difusora de Assis nesta terça-feira, 16
Redação AssisCity
- 17/07/24
- 16:00
- Atualizado há 18 semanas
O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta terça-feira, 16 de julho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam a pré-candidata a prefeita de Assis, Telma Spera, do Partido Liberal.
Carreira e Experiência
Telma Spera é professora universitária de carreira e de setembro de 2017 a agosto de 2023, exerceu o cargo de Provedora da Santa Casa de Assis, desempenhando funções administrativas na área de saúde pública para o Sistema Único de Saúde. Em agosto de 2023, foi nomeada como Diretora do Hospital Regional de Assis, onde permaneceu até maio de 2024.
A pré-candidata nunca foi filiada a um outro partido e entra para a atividade política pelo Partido Liberal considerando que estava focada em sua trajetória acadêmica e nos hospitais. "Em nenhum momento passou pela minha cabeça fazer uma inserção na política. No dia quinze de janeiro eu fui procurada pela direção do partido para compor com os demais componentes do PL de Assis, e então começamos um planejamento e uma investigação para ver quem iria candidatar-se a prefeito", conta.
Telma explica que após esse processo investigativo, com pesquisas, é que se definiu quem seria a pré-candidata e que o partido se preocupa com números. "A decisão é coletiva dentro do partido porque os dados são analisados dentro de um comitê". Ela afirma que seu objetivo é o "desenvolvimento sustentável da cidade".
Sobre alianças em sua base de apoio, a pré-candidata prefere não ratificar os apoios e comenta que a coligação oficial será confirmada no dia vinte e que a reunião da última sexta-feira com figuras da política assisense "foi uma intenção dos partidos" e que as lideranças "representam seus partidos e tem a intenção pura e verdadeira de no sábado assinar".
Vice-Prefeito e Alianças
Estiveram nesta reunião o vereador Tenente Gênova, o ex-vereador Timba e Márcio Veterinário. O encontro reuniu os partidos PL, Avante, PP, PRB e Podemos. Telma explica que sempre manteve bom relacionamentos com esses políticos. "Minha relação com eles todos sempre foi muito saudável e de diálogo", diz.
Alexandre Cachorrão é o pré-candidato a vice-prefeito de Telma. O atual vereador havia anunciado durante o primeiro semestre de 2024 que era pré-candidato a prefeito e era considerado como um dos favoritos.
Sobre o convencimento para que Alexandre renunciasse à pré-candidatura e formasse aliança, Telma diz que "barganha não existiu em nenhuma conversa com esses partidos. Existe um compromisso de termos caráter ilibado e competência técnica. Desde que eu entrei na área eu não dei sossego a esse menino porque eu via uma parceria saudável e ele foi humilde pensando no projeto da cidade. Ele teve a capacidade de se desconstruir dentro de um sonho para compor. Meu grande argumento foi o fato de eu ser mulher, o fato de ter uma experiência em várias áreas e ter experiência de gestão já comprovada. Eu usei de argumentos sólidos que são incontestáveis para a escolha de um líder para uma cidade e a gente tem que honrar esse homem, porque ele foi humilde para acolher essas atribuições dessa outra personagem mesmo naquele momento estando à frente", explica.
Convite a Fernando Quinteiro
Telma Spera afirma que durante esse processo político conversou com o pré-candidato a prefeito Fernando Quinteiro e o convidou ao vivo a estar ao seu lado nas eleições: "Quinteiro vem para cá que esse time é muito bom. Vem compor o grupo", enfatiza.
Na manhã desta quarta-feira, 17, Fernando Quinteiro, do PSD de Gilberto Kassab, esteve reunido com lideranças políticas dos partidos progressistas PT, PV, PDT e PSD.
Sobre o apoio do governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, partido da pré-candidata a prefeita Cristiani Silvério, Telma diz: "ele se pronunciou publicamente que vai apoiar todos os candidatos do PL", afirma.
Planos de Gestão
Administrativamente, Telma projeta, caso eleita, iniciar a gestão com planejamento: "a primeira coisa é organizar dentro da prefeitura um setor de captação de recursos, um setor de projetos, nenhuma instituição vai adiante se não se organizar previamente com base em um diagnóstico. O pessoal rural sofre com as pontes e nós não precisamos financiar e pegar dinheiro do banco. Existe linha de fomento e que vai passar recurso para o município do estado para a construção de ponte. Um setor de capacitação de recursos é aquele que vai ter o pessoal olhando em todas as áreas todos os editais que existam para trazer recursos para o município", explica.
Sobre o funcionalismo público, a pré-candidata considera que é necessário elementos que incentivem para não haver morosidade e desalento e que tais elementos são principalmente salariais: "hoje nós vemos nossos professores clamando pelo piso salarial. Isso é desmotivador e aquilo que poderia ser um incentivo não vem", comenta.
Sobre terceirização, como por exemplo a contratação de MEI (Microempreendedor Individual) Spera comenta que é necessária uma análise pormenorizada da situação e que "hoje minha análise é nós temos que trabalhar com o que temos, motivando e redimensionando", explica.
Para a Saúde, Telma planeja de início "fazer o fortalecimento das equipes. Existem equipes que são fantásticas. Mas faltam profissionais. Não tem pediatras em muitas UBS, faltam ginecologistas. Não são em todas as regiões da cidade, mas em algumas delas há carência. Na área da Saúde vamos ter a contemplação do número de profissionais médicos e a sua valorização para que ele possa ter incentivo de trabalhar", argumenta.
A pré-candidata considera o Plano Diretor como base de seus projetos: "com o plano diretor a gente consegue criar um bairro de uma maneira em que quando os moradores ali chegarem já tenha um pronto atendimento na região, tenha um programa de saúde da família e tenha creche. Essa estrutura só vai ser conseguida se nós tivermos um plano diretor", argumenta.
Ela considera que o emprego acontece quando "tivermos a infraestrutura para termos nossas empresas retidas em nossa cidade. O nosso candidato a vice-prefeito é extraordinário nos projetos de empreendedorismo. Por exemplo, o trabalho primeiro emprego, o aprendiz e a mão de obra técnica", comenta.
Mensagem Final
Em sua mensagem final, Telma Spera comenta: "eu desejo que nossa cidade de Assis assuma o seu papel de protagonismo regional e que você cidadão assisense seja cuidado com muito amor e competência", finaliza.
As Eleições 2024 ocorrem em todo o país em 06 de outubro deste ano.