Buscar no site

Eleições 2024: Professora Mariana, pré-candidata a prefeita pelo PT em Assis projeta aliança com PSB e quer Símile na chapa

Professora Mariana projeta gestão participativa e incubadora de empresas em Assis; Entrevista foi transmitida ao vivo no Youtube do Portal AssisCity e pela Rádio Difusora de Assis

Redação AssisCity

  • 16/07/24
  • 14:00
  • Atualizado há 7 semanas

O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta segunda-feira, 15 de julho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam a pré-candidata a prefeita de Assis, Professora Mariana, do Partido dos Trabalhadores.

Portal AssisCity - Professora Mariana, pré-candidata a prefeita pelo PT em Assis projeta aliança com PSB e quer Símile na chapa - FOTO: Portal AssisCity
Professora Mariana, pré-candidata a prefeita pelo PT em Assis projeta aliança com PSB e quer Símile na chapa - FOTO: Portal AssisCity

Trajetória Política

Funcionária pública desde 1994, a professora foi filiada ao Partido Verde e ingressou no PT em 2011. "Eu me filiei ao partido e comecei a interagir com as lideranças políticas do PT, locais e regionais, e assim fui expandindo a minha interação com as lideranças estaduais e a federal", relata.

Mariana considera que os valores que a norteiam são ligados a "certeza de que a gente só constrói uma sociedade melhor convivendo e olhando de uma forma coletiva, aceitando e aprendendo com as diferenças e estabelecendo ações que deem resultado na vida do trabalhador real".

A política se define como uma mulher de "esquerda real, que consegue dialogar com todos. Nós nunca vamos ter uma população homogênea, nós temos uma população heterogênea e isso precisa ser respeitado, ser uma realidade para quem quer trabalhar com a política. Quando se assume o compromisso de ser gestor, você está trabalhando para todos", explica.

Participação em Eleições Anteriores

Apesar de nunca ter sido eleita, Professora Mariana participou de várias eleições. Em quatro oportunidades ela disputou uma vaga no Poder Legislativo.

Em 2016, disputou a vereança em Paraguaçu Paulista e ficou como suplente, tendo recebido 210 votos. Na eleição de 2018, concorreu ao cargo de Deputada Federal e novamente terminou como suplente, com 6278 votos. Em 2020, outra vez em Paraguaçu, concorreu a vereadora e teve 321 votos, mas não foi eleita. Na última eleição, disputou para Deputada Estadual e, mais uma vez, ficou na condição de suplente com um total de 7354 votos.

Polarização Política

Mariana considera que a polarização entre direita e esquerda não é alimentada pela população e que "a classe política dá conta de viver mais essa polarização. A população quer ser ouvida e respeitada. Eu acho que dialogar com as pessoas de ideias diferentes é entender que cada um tem a sua razão e não duvidar que mesmo pensando diferente todos nós queremos acertar", explica.

Base de Apoio

Para a formação de sua base de apoio, comenta que seu grupo nunca esteve fechado ao diálogo e que encontraram dificuldades com lideranças da direita e acredita que nem todos os pré-candidatos anunciados irão disputar a eleição; "Não sentimos nenhuma hostilidade. Mas eu não posso dizer que me sentei com a Telma. Ainda não me sentei com o Quinteiro, mas ele sempre sinalizou muito aberto ao diálogo. O partido em outros momentos se sentou com ele", explica.

Com as lideranças com as quais não conversou, Mariana afirma que não houve tentativa de contato de ambas as partes. Ela conta com o apoio do PV e comenta. "Nós temos o PDT. O PSB está em um namoro muito próximo porque além de estarmos juntos no governo federal com o vice-presidente Geraldo Alckmin e Márcio França, nosso ministro, ambos do PSB, temos aqui em Assis um vereador desse partido que muito nos representa e nós temos estreitado muito para ver se conseguimos sairmos juntos", disse.

Possível Vice

O vereador é Vinicius Simili. Perguntada se esse seria o pré-candidato a vice, Mariana diz que "há uma grande possibilidade que sim. Nós temos um afinamento político tão grande que desde o início nós negociamos que se o Vinicius quisesse ser liderança na chapa, nós não temos vaidade. A gente tem que ir além dos projetos pessoais e pensar em projetos coletivos", afirma.

Diálogo com outros partidos

Apesar de defensora do diálogo na política, a pré-candidata reconhece que não se sentaria para conversar com o Partido Liberal por motivos políticos: "temos que ser sinceros. Não de forma pessoal, mas no caso da pré-candidata do PL não há a possibilidade de a gente sentar porque os nossos projetos são opostos e divergentes. O PL tem uma política contrária, parece que de não avanço", argumenta.

Gestão Participativa

Mariana projeta o direcionamento de construir o plano de governo junto à população como gestão participativa: "as causas sensíveis são aquilo que a população vai apontar e que vê a necessidade de mudança. As necessidades de saúde, por exemplo, o que será que está deficiente na saúde no Jardim Paraná e lá na Maria Isabel? Qual será a demanda daquela comunidade? Existem coisas que são específicas", comenta.

Investimento no Funcionalismo Público

Sobre o funcionalismo público, Mariana afirma existir "uma insatisfação muito grande" e acredita que o investimento no funcionalismo é de extrema importância. "Ele tem que estar incentivado a trabalhar, tem que ter uma gestão que se preocupe com a saúde e com a qualidade de vida. Na Educação nós vemos, infelizmente, a questão do piso. A categoria dos professores foi a primeira que conseguiu o piso nacional que foi sancionado em 2008 no governo Lula. Nem todos os municípios cumprem esses reajustes que devem acontecer todo mês de janeiro. Assis tem uma arrecadação muito boa e tem condições sim de pagar o piso", comenta.

Sobre os investimentos ligados aos recursos do município, a pré-candidata comenta o potencial regional de Assis e que a cidade é bem contemplada em recursos naturais: "investir mais dentro da nossa realidade de turismo e valorizar a criação dentro do próprio município de empregos. Nós temos meios de gerar empregos, como a economia solidária, a gente precisa casar-se com aquilo que o governo federal tem ajudado. Tivemos a quitação de dívidas e de investimentos nas pequenas empresas", argumenta.

Incubadora de Empresas

A pré-candidata detalha como seria a incubadora de empresas em seu possível mandato. "A prefeitura dá subsídios, faz uma análise de projetos e vai acompanhando essas propostas de pequenos empresários e de forma legal e dentro do orçamento ela vai ajudando e essas empresas vão sendo capacitadas", explica.

Mensagem Final

Em sua mensagem final, Mariana comenta que "gostaria que a população acolhesse com carinho que existe um grupo que pretende construir uma Assis para todos de uma forma mais humanizada. Acredito que é isso que a população espera. Gestores que tenham a sensibilidade de ouvir, de proceder e de ser sincero", finaliza.

As Eleições 2024 ocorrem em todo o país em 06 de outubro deste ano.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais