Buscar no site

ELEIÇÕES 2024: Em 46 cidades da região, Assis é a única a eleger vereador do PT

Reinaldo Nunes (Português) será o único representante do partido na nova composição da Câmara Municipal de Assis; PT não elegia um vereador em Assis desde 2012

Redação AssisCity

  • 08/10/24
  • 13:00
  • Atualizado há 1 semana

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Assis divulgou, nesta terça-feira, dia 8 de outubro, uma nota oficial avaliando os resultados das Eleições Municipais 2024. Mesmo com 2.196 votos (4,60%) na chapa majoritária, que teve Professora Mariana e Zé Sanabria como representantes, o partido considera o resultado positivo, destacando a eleição de um vereador, fato que não ocorria desde 2012.

A nota, publicada pela Executiva Municipal do PT, menciona o desafio enfrentado pela esquerda no interior paulista, historicamente mais conservador. "Desde 2016, com o fortalecimento da extrema-direita e o aumento da polarização, partidos progressistas têm encontrado dificuldades para se reorganizar na região. No entanto, Assis foi a única cidade da macrorregião, que inclui Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, a eleger um vereador do PT", escreveu.

Municípios que compõem a macrorregião da Assis:

- Borá

- Fernão

- Cruzália

- Timburi

- Lutécia

- Oscar Bressane

- Óleo

- Alvinlândia

- Platina

- Florínea

- Pedrinhas Paulista

- Álvaro de Carvalho

- Ocauçu

- João Ramalho

- Espírito Santo do Turvo

- Lupércio

- Canitar

- Ribeirão do Sul

- Júlio Mesquita

- Campos Novos Paulista

- Oriente

- Ibirarema

- Echaporã

- Gália

- Quintana

- São Pedro do Turvo

- Salto Grande

- Manduri

- Vera Cruz

- Bernardino de Campos

- Chavantes

- Quatá

- Ipaussu

- Maracaí

- Tarumã

- Pompéia

- Palmital

-Piraju

- Cândido Mota

- Paraguaçu Paulista

- Santa Cruz Do Rio Pardo

- Garça

- Assis

- Ourinhos

- Marília

- Presidente Prudente

Crescimento de votos e nova representatividade

Segundo o partido, a eleição de 2024 marcou um crescimento importante para o PT na cidade. Além da vitória na Câmara, com a eleição de Reinaldo Nunes (o Português), o partido também registrou uma alta expressiva de votos na legenda. O PT passou de 1.196 votos em 2020 para 2.169 em 2024, enquanto os votos na legenda subiram de 68 em 2020 para 198 neste ano, o que, de acordo com a Executiva, mostra o fortalecimento da base partidária e a coesão de sua chapa.

Arquivo/Câmara Municipal de Assis - Reinaldo Nunes (Português) será o único representante do partido na nova composição da Câmara Municipal de Assis em 2025 - FOTO: Arquivo/Câmara Municipal de Assis
Reinaldo Nunes (Português) será o único representante do partido na nova composição da Câmara Municipal de Assis em 2025 - FOTO: Arquivo/Câmara Municipal de Assis

A nota também lamenta que a nova composição da Câmara Municipal de Assis será exclusivamente masculina, algo que, segundo o PT, "não se via há muito tempo na cidade". No entanto, o partido celebra a votação expressiva de suas candidatas suplentes, Ana Betine e Dolores.

Críticas às alianças de partidos progressistas

Em tom crítico, a Executiva do PT também avaliou a postura de outros partidos de esquerda, como o PDT, PSOL e PSB, que optaram por apoiar o candidato do PSD, alinhado ao bolsonarismo. Para o PT, essa escolha prejudicou o campo progressista como um todo, resultando no fortalecimento da extrema-direita. O PDT, por exemplo, caiu de quatro cadeiras para uma, e o PSB ficou sem representação na Câmara.

"A ideia de que o populismo do prefeito seria mais nocivo que a agressividade da extrema-direita despreza o sentimento de desesperança da população em relação às eleições burguesas, refletido no alto índice de abstenções, acima de 20%. Medo e descrença mobilizaram votos em favor da extrema-direita, o que torna urgente a construção de uma alternativa à esquerda, em vez de alianças oportunistas à direita, como vimos ocorrer neste pleito", diz a nota.

A nota conclui destacando a importância de fortalecer as lutas do partido, já com foco nas Eleições de 2026.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais