ELEIÇÕES 2024: Em 46 cidades da região, Assis é a única a eleger vereador do PT
Reinaldo Nunes (Português) será o único representante do partido na nova composição da Câmara Municipal de Assis; PT não elegia um vereador em Assis desde 2012
Redação AssisCity
- 08/10/24
- 13:00
- Atualizado há 6 semanas
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Assis divulgou, nesta terça-feira, dia 8 de outubro, uma nota oficial avaliando os resultados das Eleições Municipais 2024. Mesmo com 2.196 votos (4,60%) na chapa majoritária, que teve Professora Mariana e Zé Sanabria como representantes, o partido considera o resultado positivo, destacando a eleição de um vereador, fato que não ocorria desde 2012.
A nota, publicada pela Executiva Municipal do PT, menciona o desafio enfrentado pela esquerda no interior paulista, historicamente mais conservador. "Desde 2016, com o fortalecimento da extrema-direita e o aumento da polarização, partidos progressistas têm encontrado dificuldades para se reorganizar na região. No entanto, Assis foi a única cidade da macrorregião, que inclui Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, a eleger um vereador do PT", escreveu.
Municípios que compõem a macrorregião da Assis:
- Borá
- Fernão
- Cruzália
- Timburi
- Lutécia
- Oscar Bressane
- Óleo
- Alvinlândia
- Platina
- Florínea
- Pedrinhas Paulista
- Álvaro de Carvalho
- Ocauçu
- João Ramalho
- Espírito Santo do Turvo
- Lupércio
- Canitar
- Ribeirão do Sul
- Júlio Mesquita
- Campos Novos Paulista
- Oriente
- Ibirarema
- Echaporã
- Gália
- Quintana
- São Pedro do Turvo
- Salto Grande
- Manduri
- Vera Cruz
- Bernardino de Campos
- Chavantes
- Quatá
- Ipaussu
- Maracaí
- Tarumã
- Pompéia
- Palmital
-Piraju
- Cândido Mota
- Paraguaçu Paulista
- Santa Cruz Do Rio Pardo
- Garça
- Assis
- Ourinhos
- Marília
- Presidente Prudente
Crescimento de votos e nova representatividade
Segundo o partido, a eleição de 2024 marcou um crescimento importante para o PT na cidade. Além da vitória na Câmara, com a eleição de Reinaldo Nunes (o Português), o partido também registrou uma alta expressiva de votos na legenda. O PT passou de 1.196 votos em 2020 para 2.169 em 2024, enquanto os votos na legenda subiram de 68 em 2020 para 198 neste ano, o que, de acordo com a Executiva, mostra o fortalecimento da base partidária e a coesão de sua chapa.
A nota também lamenta que a nova composição da Câmara Municipal de Assis será exclusivamente masculina, algo que, segundo o PT, "não se via há muito tempo na cidade". No entanto, o partido celebra a votação expressiva de suas candidatas suplentes, Ana Betine e Dolores.
Críticas às alianças de partidos progressistas
Em tom crítico, a Executiva do PT também avaliou a postura de outros partidos de esquerda, como o PDT, PSOL e PSB, que optaram por apoiar o candidato do PSD, alinhado ao bolsonarismo. Para o PT, essa escolha prejudicou o campo progressista como um todo, resultando no fortalecimento da extrema-direita. O PDT, por exemplo, caiu de quatro cadeiras para uma, e o PSB ficou sem representação na Câmara.
"A ideia de que o populismo do prefeito seria mais nocivo que a agressividade da extrema-direita despreza o sentimento de desesperança da população em relação às eleições burguesas, refletido no alto índice de abstenções, acima de 20%. Medo e descrença mobilizaram votos em favor da extrema-direita, o que torna urgente a construção de uma alternativa à esquerda, em vez de alianças oportunistas à direita, como vimos ocorrer neste pleito", diz a nota.
A nota conclui destacando a importância de fortalecer as lutas do partido, já com foco nas Eleições de 2026.