Buscar no site

ELEIÇÕES 2024 - Assis precisa ter "diversificação da oferta de emprego", diz Professora Mariana

Redação AssisCity

  • 28/08/24
  • 09:00
  • Atualizado há 7 semanas

Professora Mariana Rosseto Santos, candidata a prefeita em Assis nas Eleições 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) publicou um plano de governo em que defende transformar Assis em uma cidade mais desenvolvida e inclusiva, que em suas análises, ofereça serviços públicos eficientes.

Professora Mariana atua na rede pública de ensino, tem 51 anos e declarou patrimônio de R$40 mil à Justiça Eleitoral. O candidato a vice também é professor, Zé Sanábria.

A candidatura de esquerda faz parte da Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PcdoB e planeja promover o desenvolvimento sustentável, preparar a cidade para os desafios das mudanças climáticas, diversificar a economia e combater as desigualdades sociais.

Portal AssisCity - Professora Mariana, candidata à Prefeitura de Assis pelo Partido dos Trabalhadores (PT) - Foto: Portal AssisCity
Professora Mariana, candidata à Prefeitura de Assis pelo Partido dos Trabalhadores (PT) - Foto: Portal AssisCity

As prioridades incluem melhorar a Saúde e Educação, moradia digna, reformar o transporte público e implementar uma segurança preventiva. Também destacam o uso transparente e eficiente dos recursos públicos para promover o desenvolvimento econômico e social, visando melhorar a qualidade de vida e atrair investimentos.

A petista realizou uma longa defesa do governo Lula III e destacou programas federais que pretende potencializar na cidade de Assis caso seja eleita.

Assista a entrevista na íntegra:

ATAQUES NAS REDES SOCIAIS

Recentemente, Professora Mariana foi vítima de comentários ofensivos nas redes sociais em relação a cor de seus cabelos. A candidata comentou o fato dizendo que o comentário foi preconceito de idade: "foi machista, mas também foi etarismo. Eu já tenho 51 anos de idade e o tempo chega para todo mundo. Estou muito feliz com o meu cabelo há cinco anos. Eu já não o pinto mais. Eu acho que as pessoas têm que ter o direito de ser aquilo que elas querem ser. Têm que estar de bem com elas em todos os sentidos e foi isso que a gente respondeu nas redes sociais.A mulher tem o direito de ocupar o espaço que ela quiser inclusive na política", argumenta.

O ESTILO DE GOVERNO

A candidata enfatiza que pretende governar para toda a sociedade, não apenas para um grupo específico, buscando união e deixando de lado as diferenças políticas e pessoais. Ela defende a capacidade de dialogar e acredita na junção de ideias para construir projetos que beneficiem a população, valorizando diferentes perspectivas e reconhecendo méritos tanto na produção quanto na fiscalização e implantação de projetos.

EMENDAS PARLAMENTARES

Mariana comenta que atua em prol da população há muitos anos. Sem revelar os nomes dos municípios, ela relata a conquista de emendas parlamentares que, nem sempre são aproveitadas por questões partidárias: "Eu trabalho muito nos bastidores através das nossas articulações políticas. Nós ajudamos a região pontualmente, em algumas cidades captando recursos, e eu nunca fiz uma divulgação muito grande desse meu trabalho. Existiram momentos em que eu cheguei em determinadas prefeituras para levar recursos de emendas parlamentares em que a gestão de determinada cidade, muitas vezes fez questão de perder por conta do partido".

GRATUIDADE NO TRANSPORTE?

Diante de um discurso voltado às pautas sociais, a candidata foi questionada se o transporte público será gratuito em sua possível gestão e afirmou que pretende manter o transporte público gratuito em Assis, começando com a gratuidade total para os inscritos no CADÚnico(Cadastro Único para Programas Sociais).

Ela sugere que para atingir uma parcela maior da população, dependerá se haverá orçamento e consenso popular, para assim estender a gratuidade a todos emenciona que a decisão será democrática considerando a possibilidade de ajustar o serviço se isso for do interesse público.

AssisCity

DIVERSIFICAÇÃO DO EMPREGO

A candidata diz que, embora o comércio de Assis esteja ligado ao agronegócio, a cidade em si não se define como uma cidade agro. Ela enfatiza a importância de apoiar os pequenos produtores, fornecendo subsídios e condições adequadas para que possam trabalhar e produzir. Além disso, menciona a necessidade de investir em universidades e parcerias, aproveitando a localização geográfica favorável da cidade para impulsionar o desenvolvimento agrícola.

Para ela, é possível o município diversificar a oferta de empregos: "a diversificação da oferta de emprego nesse sentido a gente vai conseguir. Assis consegue se diversificar. A gente pode agilizar todo o circuito que tem ao nosso redor, nós temos aqui ao nosso redor cidades que são estâncias turísticas. Assis sempre foi uma referência de comércio, de saúde, de educação, eu acho que nós temos a capacidade, principalmente pelos nossos recursos naturais de entrar assim nesse mercado do Turismo Rural.Eu vejo pequenos empresários na cidade que investem nesse sentido na culinária. Eu acho isso muito importante podemos ser o centro de um circuito turístico Regional", comenta.

ESCOLA ABERTA

Mariana analisa as questões ligadas a segurança pública e o consumo de drogas por adolescentes considerando a abertura de escolas aos finais de semana. Segundo ela, ao abrir a escola para a comunidade, o entorno da unidade passa a ser melhor cuidado, e a comunidade se envolve mais na gestão escolar. Ela destaca a importância de oferecer projetos que tirem as crianças das ruas, proporcionando aprendizado através de atividades de lazer, cultura e esporte. A petista também menciona sua experiência trabalhando na Educação e observando como a abertura da escola impactou positivamente a comunidade local.

SAÚDE

A candidata sugere que, na educação, muitos professores enfrentam problemas de saúde devido a atividades repetitivas. Ela propõe que os cursos de fisioterapia e medicina possam contribuir com pesquisas e projetos para beneficiar a população, aproveitando essa formação em prol da comunidade. Quanto à gestão da UPA pela FEMA, ela não pretende mudar a administração, reconhecendo problemas administrativos, mas sem querer descaracterizar o trabalho realizado das duas instituições e analisa a o Posto de Atendimento da Maria Izael: "é uma parceria muito salutar, eu acho que ela tem que continuar. Mas eu também penso que a gente tem que tomar muito cuidado para não descaracterizar as instituições por falha humana. Quando a gente vai trabalhar no campo da saúde, tem que falar sempre da Saúde preventiva, mas no caso do Marido Izabel a gente vê uma necessidade tão grande de estar ampliando ali o horário de atendimento", comenta.

MENSAGEM FINAL

Em sua mensagem final aos eleitores, a candidata afirma: "espero que nessa avaliação que eu passei aqui eu tenha tirado nota 13 e que no dia 6 de outubro a população de Assis eleja a nova gestora pública dos próximos quatro anos. Eu quero dizer que essa é a nossa forma de ser e a nossa forma de pensar. Nos candidatamos para futuramente termos uma cidade com mais emprego e com jovens mais bem assistidos e longe do domínio das drogas. Uma cidade em que a gestão pública preze pela cultura do seu povo, porque um povo quando se identifica culturalmente ele se fortalece", finaliza.

Professora Mariana já participou do processo eleitoral por quatro vezes, sendo duas para vereadora em Paraguaçu Paulista e duas para Deputada Estadual.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais