ELEIÇÕES 2022: Votação atrasa em Assis, mas juíza diz que era esperado
Urnas já foram recolhidas e mídias serão enviadas via internet
Como era de se esperar, tanto pela grandeza e importância dessa eleição quanto pela inovação com votação digital, os portões fecharam às 17h, mas eleitores que estavam dentro das escolas puderam votar. O último registro de votação foi por volta das 18h50.
Em todas as escolas foram registrados atrasos e lentidão na votação, e, demora de até mais de uma hora nas filas, o que era esperado, considerando ser essa é a primeira eleição com biometria e alguns problemas detectados.
Às 19h urnas ainda estavam sendo entregues no prédio da Justiça Eleitoral em Assis, e no mesmo local são apurados os votos das cidades de Pedrinhas Paulista, Echaporã, Tarumã, Cruzália, Florínea e Maracaí.
Segundo informações colhidas pela equipe do Portal AssisCity no local, as apurações já começaram a ser transmitidas, mas ainda faltam a chegada de algumas urnas.
Em entrevista ao Portal a dra Mônica Tucunduva explicou como é feita essa conferência. "Quando chegam as urnas, são retiradas as mídias e entregues para as juntas que realizam a conferência. A transmissão é feita via computador, são encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral e de lá repassadas para o Tribunal Superior Eleitoral, para então fazer a coleta nacional e a apuração", explica.
Como é de praxe, as urnas foram escoltadas pela Polícia Militar no percurso para a instalação nas escolas e no percurso de volta à Justiça Eleitoral.
O Portal AssisCity segue acompanhando a chegada das urnas.