Eleição para o Conselho Tutelar de Assis será realizada no próximo dia 1º de outubro
Conheça os 13 candidatos que irão disputar as 5 vagas para o Conselho; voto é facultativo
Redação AssisCity
- 08/09/23
- 17:00
- Atualizado há 62 semanas
Os candidatos ao Conselho Tutelar de Assis iniciaram nesta sexta-feira, dia 8 de setembro, o processo de campanha eleitoral. Ao todo, 13 pessoas concorrem às cinco vagas de conselheiro titular e cinco de suplente.
A eleição será realizada no próximo dia 01 de outubro, das 8h às 17h, na escola Lucas Thomas Menk (R. Gen. Osório, 431 - Vila Central). Para votar, os cidadãos devem se dirigir ao local munidos de título de eleitor válido e documento com foto.
O voto é facultativo, ou seja, não é obrigatório. No entanto, a participação da população é fundamental para a escolha de pessoas comprometidas com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Suas atribuições incluem:
> Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente;
> Representar ao Juiz para a decretação de medidas de proteção;
> Expedir requisição para a autoridade judiciária competente para a busca e apreensão de criança ou adolescente nos casos de maus-tratos ou de descumprimento das obrigações decorrentes da guarda.
Veja o nome dos candidatos selecionados para a eleição:
Ana Elisa Rola Rodrigues, Nº 1:
É natural da cidade de Assis e trabalha com crianças e adolescentes desde os 16 anos. É formada em Relações Internacionais pela UFGD (Mato Grosso do Sul) e está cursando Letras - Inglês na Unesp de Assis.
Damaris Diniz Pereira Joaquim, Nº 2
É formada em Serviço Social pela Universidade UNIP, pós graduada em Gestão de Políticas Pública e Família; Pós Graduação em Violência doméstica contra criança e adolescente
Edson Moretão Ramos, Nº 3
Tem 56 anos, é advogado e gestor empresarial. Já atuou como membro da comissão de pais do CCI (Centro de Convivência Infantil) do Hospital Regional, já foi agente de organização escolar por 2 anos e Catequista da Igreja Católica por 8 anos.
Giovanna de Paula Guguelmetti, Nº 4
Tem 24 anos e é Bacharel em Direito. Possui experiências e afinidades com projeto socioeducativo com menores dos quais já participou.
Gizele Alves de Oliveira, Nº 5
É formada em Tecnologia em Processos Gerenciais, Pedagogia e Pós Graduando em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial. É professora, já trabalhei com crianças e adolescentes como Agente Escolar na rede estadual e foi Conselheira Tutelar na cidade de Platina-SP
Lizie Andrade Perciliano, Nº 6
É bacharel em Serviço Social e possui pós graduação em violência doméstica contra criança e adolescente
Marco Felicio Samponi, Nº 7
É professor de Educação Física, trabalhou 25 anos como Diretor da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho em Assis e 27 anos como professor do Colégio Ipê e do Projeto Golfinho (Fênix)
Nathalia Manoel da Silva, Nº 8
É graduada em Psicologia há 10 anos, pós-grraduanda em Terapia Cognitiva Comportamental, com ênfase em Atendimento Clínico com Crianças/ Adolescentes e Orientação familiar
Raquel Conceição de Souza Garcia da Silva, Nº 9
É pedagoga com psicopedagogia, atuando na área da educação há quase 20 anos. Já trabalhou em creches municipais e possui formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Rosemar Aparecida da Silva, Nº 10
É formada em Pedagogia, pós-graduada em Ludopedagogia e em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente. Já participou de cursos de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência; de Educação Inclusiva de Assis Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual e Deficiência Física. Possui experiência em Casa da Criança e do Adolescente como Orientadora Social e como Conselheira Tutelar na cidade de Iepê.
Sergio Domingos Vieira, Nº 11
É jornalista, com atuação de mais de 26 anos em Assis, além de professor na Rede Estadual de Ensino nas áreas de História e Sociologia. Atua no Conselho Tutelar há alguns mandatos, acolhendo pessoas em busca de informações e orientações sobre a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Talita Caroline Alves Veloso, Nº 12
É formada em Serviço Social pela UNIP, pós-graduada em Violência doméstica contra crianças e adolescentes; especialista em saúde mental pela Faculdade de Medicina de Marília.
Taynara Rafaela dos Santos, Nº 13
Mora em Assis há 10 anos, com 9 anos dedicados à infância e adolescência do município. Já trabalhou em creches, na educação infantil e na educação básica. Atualmente, atende a crianças e adolescentes vítimas de violência e que tiveram seus direitos violados. Também é mestranda em História Social pela UNESP, atriz e praticante de artes marciais voltada para defesa pessoal de mulheres.