Buscar no site

Dia Mundial Sem Tabaco: Programa em Assis ajuda fumantes a abandonarem o vício

Coordenador do programa de tabagismo destaca os riscos do tabagismo e a importância de buscar ajuda

Redação AssisCity

  • 31/05/23
  • 15:00
  • Atualizado há 74 semanas

Nesta quarta-feira, 31 de maio, é comemorado o "Dia Mundial Sem Tabaco", uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

Em Assis, um programa municipal vem se destacando por oferecer apoio e tratamento para aqueles que desejam parar de fumar. O Portal AssisCity entrevistou Osvaldo Caçador Filho, Farmacêutico Clínico da Prefeitura de Assis e coordenador do programa de tabagismo do município, para discutir o tema e falar sobre a iniciativa local.

Osvaldo ressalta que o tabagismo é a causa de aproximadamente 50 doenças incapacitantes e fatais, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias. Além disso, ele compartilha algumas curiosidades sobre o tabaco, como:

- O fato de o cigarro conter mais de 4.700 substâncias tóxicas para o organismo;

- O reconhecimento do hábito de fumar como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental;

- A constatação de que o tabagismo é uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo.

Divulgação - Osvaldo Caçador Filho, Farmacêutico Clínico da Prefeitura de Assis e coordenador do programa de tabagismo - Foto: Divulgação
Osvaldo Caçador Filho, Farmacêutico Clínico da Prefeitura de Assis e coordenador do programa de tabagismo - Foto: Divulgação

"Muitas pessoas não valorizam essas informações importantes, por isso, é fundamental buscar conscientização e ajuda para abandonar esse hábito prejudicial à saúde", comenta.

Pare de fumar

Assis conta com um programa voltado para pessoas que desejam parar de fumar, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Assis em parceria com o CRATOD de SP (Centro de Referência de Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde.

O programa tem 6 anos de atuação e busca ajudar as pessoas a cessar o uso do tabaco por meio do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais da saúde. Medicamentos e adesivos de nicotina são utilizados para auxiliar no tratamento, quando necessário.

Como participar do programa

O coordenador do programa explica que para participar, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar um atendimento através do sistema do governo.

"Atualmente, há uma lista de espera com cerca de 100 pessoas. Após uma avaliação individual, os pacientes são incluídos em grupos da Secretaria Municipal de Saúde, que realizam encontros presenciais ao longo de 3 a 4 meses, em um total de 8 encontros", explica Osvaldo.

O programa central, sediado na secretaria, atende toda a cidade e consegue acolher 30 pessoas a cada 60 dias. No entanto, a equipe está trabalhando para expandir o programa para as unidades básicas de saúde, por conta da demanda.

Atualmente, existem 4 grupos em andamento, com cerca de 60 pessoas ao todo, sendo que cada grupo conta com 13 e 15 participantes, dependendo da avaliação de cada indivíduo. Apesar de ser um programa pouco conhecido, a procura por ele tem sido alta no município.

Entre os participantes, a história de Marcos Alfredo, de 34 anos, morador de Assis, é um incentivo para aqueles que querem parar de fumar e encontraram no grupo um apoio importante.

Leia também: Fumante desde os 14 anos, ex-tabagista conta como conseguiu superar o vício

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais