Descarte impróprio de facas no Santa Clara causa acidentes com coletores em Assis
De acordo com os trabalhadores, incidente já ocorreu mais de uma vez; Secretaria de Meio Ambiente pede maior conscientização da população
Redação AssisCity
- 27/08/24
- 15:00
- Atualizado há 17 semanas
Funcionários da Coleta de Resíduos Doméstico de Assis têm enfrentado problemas recorrentes no bairro Santa Clara devido ao descarte irregular de facas e outros materiais cortantes. Segundo os trabalhadores, objetos como facas de serrinha estão sendo descartados de forma inadequada, sem a devida proteção, o que tem ocasionado ferimentos.
Um dos coletores relatou um incidente ocorrido recentemente, quando se feriu ao manusear uma sacola de lixo contendo facas descartadas de maneira imprópria. "Foi essa semana passada. Cortei a mão, mas foi um corte pequeno. Coloquei um band-aid e continuei trabalhando", disse o trabalhador, destacando a preocupação entre os colegas.
Em busca de soluções, os trabalhadores procuraram o Portal AssisCity para dar visibilidade ao problema e alertar a população sobre os riscos do descarte inadequado de materiais cortantes. "Não é a primeira vez que isso acontece, principalmente aqui no bairro do Santa Clara", comentou um dos coletores, enfatizando a necessidade de conscientização.
Jéssica Belotti, representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), reforçou a importância de descartar esses materiais de forma segura. "Esses materiais cortantes, como facas e facões, devem ser entregues pessoalmente na secretaria ou, se não for possível, colocados em caixas de papelão ou garrafas PET para evitar que as partes afiadas fiquem expostas", explicou. Belotti também confirmou que mais de um incidente já ocorreu devido a esses descartes inadequados.
Para quem precisa fazer o descarte adequado de materiais cortantes, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEAMA) está localizada na Rua Odair Alves de Lima, 415, Jd. Valência, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Coleta de Resíduos Domésticos (lixo residencial) ocorre de segunda a sábado, em todos os bairros da cidade, a partir das 7h. A coleta de resíduos recicláveis é feita em dias alternados ao lixo doméstico, através do sistema porta a porta realizado pela COOCASSIS - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis.
A Secretaria reforça que o resíduo domiciliar deve ser acondicionado, preferencialmente, em sacos próprios (sacos pretos e azuis), mais resistentes, para evitar o rompimento durante a coleta. A coleta domiciliar não recolhe caixas de papelão com resíduos, resíduos de corte, poda e jardinagem, resíduos volumosos como móveis e eletrodomésticos, ou animais mortos. Esses itens devem ser descartados de acordo com as orientações específicas do município.