Buscar no site

Demora no agendamento de consultas na Unidade da Mulher gera transtorno a usuárias. Departamento de Saúde já está resolvendo o problema

Redação Paraguacity.com

  • 13/03/12
  • 09:00
  • Atualizado há 662 semanas

As mulheres que precisam agendar consultas na Unidade de Saúde da mulher estão tendo que aguardar muitos dias para conseguir o atendimento. As consultas estão demorando, em média, 40 dias para serem marcadas.

De acordo com a assistente técnica do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, a demora no agendamento de consultas está ocorrendo devido há alguns imprevistos.

"Houve alguns probleminhas na unidade da mulher, nós temos um médico que está de licença desde o ano passado, infelizmente por problemas de saúde ele, que tinha atendimento diário na unidade, está de licença, então desse profissional são 16 consultas a menos por dia, agora um outro profissional entrou de férias, que também atende na Unidade da Mulher, então são mais 16 consultas a menos todos os dias, então isso vai diminuindo as consultas ofertadas", explicou.

A Unidade de Saúde da Mulher conta atualmente com o trabalho de apenas quatro ginecologistas. Com a finalidade de diminuir o fluxo de usuárias e conseqüentemente o prazo para que o atendimento ocorra, o Departamento de Saúde vai descentralizar o atendimento de gestantes.

Segundo Cristiane, desde novembro do ano passado, um estudo já vem sendo feito para que as grávidas possam ser atendidas no Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua casa.

"Não é que elas não vão ser mais atendidas na unidade da mulher, elas vão ser atendidas sim se houver alguma ocorrência durante alguns períodos da gestação, mas quando começar a gravidez ela vai ser atendida no primeiro trimestre na sua Unidade de Saúde, se o médico tiver alguma preocupação maior, ou intercorrência", explicou.

Para realizar o atendimento de gestantes, os clínicos gerais dos Postos de saúde da Família vêm recebendo orientações de uma equipe de Marília. A expectativa é de que em abril o atendimento de gestantes já comece a ser realizado nas unidades de saúde.

"Então cada um vai ter seu atendimento nas unidades, isso já está sendo estudado juntamente com os médicos clínicos das unidades de PSF, então eles estão recebendo o matriciamento do ginecologista junto com uma equipe de Marília para que eles tirem algumas dúvidas e se sintam seguros para receber essa gestante", destacou Cristiane Bonfim.

Com a descentralização do atendimento, a Unidade de Saúde da Mulher ficará disponível apenas para consultas ginecológicas e atendimento a gestantes que residem no centro de Paraguaçu.

Além dessa medida para desafogar a Unidade da Mulher, o Departamento de Saúde também está realizando um chamamento com o objetivo de contratar mais profissionais de ginecologia e obstetrícia para o município.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos