"Curta Velho Oeste" chega à 3ª Edição em Assis
Festival de Curtas do Interior do Brasil exibe filmes produzidos no Oeste Paulista e mais 9 estados brasileiros de forma gratuita
Assessoria de Comunicação
- 21/10/24
- 13:00
- Atualizado há 10 semanas
O interior do Brasil, suas histórias e sonhos ganham destaque na terceira edição do festival Curta Velho Oeste, que será realizado de 22 a 26 de outubro de 2024, no Cine Fema Piracaia, em Assis.
Inspirado no tema "A gente sonha com quê?", o festival propõe mais do que a exibição de curtas-metragens. Ele convida o público a refletir sobre os sonhos e aspirações que nascem nos interiores do Brasil e como esses sonhos podem ser fundamentais na construção de novos futuros.
Serão exibidos ao todo 29 filmes, sendo 14 integrando as mostras Panorama Velho Oeste e Mostra Infanto-Juvenil, com curtas-metragens produzidos no Oeste Paulista, e 13 da Mostra Competitiva Interior Brasil, onde os filmes nacionais concorrerão a diversos prêmios concedidos pelo júri e pelo voto popular.
As sessões serão gratuitas, com limite de lotação de 530 pessoas, e em todas elas será oferecida acessibilidade em libras, audiodescrição e legendagem descritiva para o público PCD. Após as sessões noturnas, a programação ainda conta com shows e discotecagens ao ar livre na praça Arlindo Luz, em frente ao cinema, onde haverá praça de alimentação e irão se apresentar o grupo de pagode Tok de Vaidade, a DJ Onira, e a cantora assisense Luana Granai.
Em sua terceira edição, o Curta Velho Oeste reafirma seu compromisso de dar voz às histórias do interior, destacando narrativas que muitas vezes ficam à margem do cinema tradicional, e configura-se como a principal janela de exibição do Polo Audiovisual do Velho Oeste, projeto de fomento ao cinema no Oeste Paulista que ao longo de todo o ano oferece oficinas e cursos de especialização para escolas e comunidades da região.
A Arte do Cartaz: "Abrigo do Intangível"
Para esta edição, o festival conta com uma obra especial da artista plástica londrinense Ari Hisae, que desenvolveu o cartaz intitulado "Abrigo do Intangível". A obra evoca a fragilidade e a beleza dos sonhos, representando um lugar de acolhimento para aquilo que, muitas vezes, parece fora do alcance.
Cine Fema Piracaia: O Coração do Festival
O Curta Velho Oeste será realizado no histórico Cine Fema Piracaia, cinema de rua recém-restaurado pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Com mais de 500 lugares, projeção 4K de última geração e sistema de som surround 7.1, o espaço resgata a tradição do cinema no interior e oferece uma experiência imersiva para os participantes. O cinema, além de um ponto cultural marcante para a cidade de Assis, torna-se o cenário ideal para um festival que celebra a produção cinematográfica interiorana.
Realização e Parcerias.
O Curta Velho Oeste é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com apoio do mandato da Deputada Federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e do Polo Audiovisual do Velho Oeste, em parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA, a Secretaria Municipal de Cultura, Galpão Cultural, a NovaMCP e o Oeste Cinema. A produção é liderada pelo Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino Olho, que já é conhecido por sua dedicação ao desenvolvimento do cinema independente e à formação de novos cineastas.
Serviço:
Evento: III Festival de Curtas do Interior do Brasil - "Curta Velho Oeste"
Tema: "A gente sonha com quê?"
Data: 22 a 26 de outubro de 2024
Local: Cine Fema Piracaia, Assis/SP
Endereço: R. Brasil, 15 - Centro, Assis - SP, 19800-100
Entrada: Gratuita
Realização: Governo Federal (Ministério da Cultura), Mandato da Deputada Federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Polo Audiovisual do Velho Oeste
Produção: Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino Olho