Conheça as flores para Finados mais procuradas para homenagens
A flor de palma e os crisântemos estão entre as mais pedidas em Assis
As flores para Finados são muito procuradas para homenagear os familiares e entes queridos que já morreram. As floriculturas oferecem diversas opções durante essa época, mas há algumas espécies que são preferidas entre os clientes.
Em Assis, Célia Negrão Menezes é proprietária da Floricultura Stella Dal'Wa há 33 anos. Ela diz que a flor de palma é uma das mais buscadas, já que é uma tradição antiga do Dia de Finados.
"Durante algum tempo a flor de palma ficou fora do mercado, especialmente quando se começou a falar sobre os perigos da dengue. Atualmente ela voltou a ser procurada, já que com os arranjos feitos na espuma floral não há mais esse risco de acumular água. Quando comecei ela era a mais vendida. Acredito que é porque fica linda nos túmulos e é uma bela forma de homenagem", afirma.
Outra opção bastante procurada são os vasos de crisântemos, que vêm diretamente de Holambra, a capital brasileira das flores.
"Os crisântemos hoje são os mais buscados porque há muitas variedades e, especialmente, são flores acessíveis financeiramente. Nós temos vasos a partir de R$8,00, por exemplo, mas há outras opções, como as mini margaridas, que também são bastante resistentes. Os vasos de flores do campo também estão entre os mais pedidos nessa época", salienta.
Flores para Finados ou festa para os mortos?
Em alguns países como o México, o Dia de Finados é uma grande homenagem aos antepassados e comemorado com muita festa.
Os adereços coloridos, as fantasias e as músicas marcam essa data que remete a uma crença asteca de que os mortos voltam a Terra por um dia para visitar seus entes queridos e por isso deveriam ser recepcionados com muita alegria.
No Brasil, a data é envolta em cerimônias e homenagens mais introspectivas, mas nem por isso menos importantes.
"Muita gente critica as homenagens nos túmulos, mas o Dia de Finados é uma data que não pode se apagar, especialmente com as novas gerações. Afinal, é um dia para homenagearmos as pessoas que passaram pelas nossas vidas, provocaram mudanças, abriram caminhos e fizeram um diferencial. Elas continuam vivas dentro de nós e merecem essa atenção, com saudade e muito carinho", finaliza Célia.
Assista à entrevista completa sobre as flores mais procuradas nos estúdios da TV AssisCity: