Buscar no site

Com mudança do DETRAN, policiais civis poderão se dedicar mais a investigação criminal

A mudança do órgão para a Secretaria de Gestão deverá ocorrer no prazo de um ano

Redação Paraguacity/ Foto Jeferson Galvão

  • 28/03/11
  • 00:00
  • Atualizado há 703 semanas

O governador Geraldo Alckmin assinou neste mês o decreto que transfere o Detran-SP da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública. O órgão ficará vinculado diretamente ao secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, e terá a coordenação do ex-superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg. O delegado seccional de Assis Dr. Luis Fernando Quinteiro explicou que o governo não repassou ainda nenhuma informação de como será a transição do órgão de trânsito.

"Nós também estamos na expectativa de como serão as orientações para que isso se efetive. Continuamos a atender os munícipes, mesmo porque o órgão de trânsito tem um movimento muito grande", ressalta Quinteiro.

O delegado seccional ainda disse que acredita que o novo modelo deverá ser implantado gradativamente já que as medidas para um novo Detran no Estado de São Paulo serão fixadas num prazo de 120 dias por um gabinete de transição composto por profissionais da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria de Gestão Pública.

"Nós permaneceremos nas atividades do DETRAN até que o governo do estado decida no momento exato em transferir na sua integralidade para a Secretaria de Gestão. Enquanto isso não ocorra, nós iremos continuar expedindo documento, fazendo exame de trânsito, realizando as renovações das carteiras nacionais de habilitação (...)", ressalta Dr. Luis Fernando.

LIBERAÇÃO POLICIAIS

A missão do novo modelo de gestão do trânsito para o Estado de São Paulo será imprimir ao Detran o mesmo padrão de atendimento dado aos cidadãos no Poupatempo. Além disso, com o novo Detran, o Governo do Estado vai liberar 1.349 policiais (incluindo delegados e investigadores) até então dedicados exclusiva ou parcialmente às atividades de trânsito.

"Nós temos vários policiais civis trabalhando nesse ramo do DETRAN, ainda que não trabalhe integralmente, mas uma parte do dia se dedica ao DETRAN, ao órgão de trânsito, a hora que não estiver mais nas nossas mãos, seguramente esse mesmo policial poderá se dedicar mais a atividade fim da policia civil que é a investigação criminal", explica o delegado seccional Dr. Luis Fernando Quinteiro.

O novo Detran tem dois objetivos. O primeiro objetivo é melhorar a qualidade do serviço público, ser mais rápido, mais eficiente, desburocratizado, facilitar a vida das pessoas, é o padrão Poupatempo. E o segundo objetivo é liberar a polícia para o seu trabalho de polícia investigativa, polícia judiciária, liberando 1349 policiais para a segurança pública.

Entre elas estão a utilização da tecnologia em benefício da população, com maior oferta de serviços pela internet, a simplificação de processos para a execução dos serviços e redução dos prazos de emissão de documentos, com opção de entrega na casa do cidadão.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais