Buscar no site

Com implantação de programa quase 100% das gestantes fazem todo o pré-natal, em Paraguaçu

Como incentivo, no final da gravidez, todas as mamãe recebem um kit com enxoval para o bebê.

Redação Paraguacity.com

  • 01/08/13
  • 09:00
  • Atualizado há 590 semanas

O Programa Bem Querer, desenvolvido na Rede Municipal de Saúde, destinado ao Pré-Natal de gestantes, está concorrendo a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.

Uma equipe do Departamento de Saúde, representada pela diretora Cristiane Bonfim, esteve na última semana em Bauru participando de um congresso para apresentar o programa, que foi considerado uma referência para os outros municípios participantes do evento.

Segundo Cristiane, o convite para participar da conferência e apresentar o Programa Bem Querer foi uma surpresa.

"Nós fomos convidados através de uma superintendente do Banco do Brasil, que conhecia o Programa de outras vezes que a gente inscreveu e que pediu para que a gente demonstrasse, apresentasse nesse evento de abertura do Prêmio ODM", explicou.

De acordo Cristiane, o Programa Bem Querer alcança todos os objetivos do Prêmio ODM e tem todas as chances de ser contemplado.

"O Programa Bem Querer desenvolve três objetivos que contemplam os Objetivos do Milênio, que é a Diminuição da Mortalidade Materna, Diminuição da Mortalidade Infantil e Assistência Adequada a Gestante", disse.

Implantado no ano de 2005 em Paraguaçu Paulista, o Programa conseguiu reduzir índices de mortalidade no município, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida das mães e das crianças.

"Desde que o Programa foi implantado nós não temos nenhuma mortalidade materna, nunca mais tivemos, a mortalidade infantil deu uma queda nas características evitáveis, logicamente que existem coisas inevitáveis, como acidente automobilístico que aumenta nossa mortalidade, mas não é relacionada ao pré-natal", explicou.

Cristiane explica que assim que a mulher descobre que está grávida, passa a receber toda a assistência necessária, sendo informada sobre todas as consultas que precisa fazer durante o pré-natal, quais os grupos que ela precisa participar e quais os exames que são necessários para ela e para o parceiro.

"É um programa que deu certo e que faz toda a diferença no pré-natal do município e que tem essa experiência exitosa", afirmou.

Como incentivo ao acompanhamento as futuras mamães, no fim da gestação, recebem um kit com enxoval para ela e para a criança que vai nascer.

Em 2005, quando foi implantado, o Programa Bem Querer atendia 65% das gestantes do município com acompanhamento de pré-natal. Atualmente, 93,4% das gestantes realizam sete ou mais consultas durante a gravidez.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos