Na manhã da sexta-feira, 07, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP reuniu no auditório Escola de Governo na sede do Consórcio, prefeitos eleitos e reeleitos da região.
O objetivo da reunião foi apresentar a estrutura e projetos do CIVAP. A apresentação foi coordenada pelo presidente do Consórcio e prefeito de Palmital, Reinaldo Custódio da Silva, pela diretora executiva Ida Franzoso de Souza e pelo engenheiro ambiental, Bruno Moraes da Mota.
Na abertura da reunião os presentes conheceram toda a equipe do Consórcio e acompanharam a explicação sobre os Projetos desenvolvidos pelo CIVAP e CIVAP /Saúde.
Compareceram os prefeitos eleitos e reeleitos Zacharias Jabur (Cândido Mota), Rodrigo Siqueira da Silva (Florínea), Rosa de Lima de Alcântara Zakir (Iepê), Eduardo Correa Sotana (Maracaí), Marcos Antonio Elias (Oscar Bressane) Ismênia Mendes Moraes (Palmital), Manoel Possidônio (Platina), Luciana Guimarães Alves Casaca (Quatá), Jairo da Costa e Silva (Tarumã), os vice-prefeitos eleitos Laercio Cirino (Cruzália), Claudio Roberto Colombo (Ocauçu) e também vereadores das cidades de Iepê e Ocauçu. Também participaram da reunião o assessor do deputado federal William Dib, Rodrigo Donato Strabelli e o prefeito de Quatá Marcelo Pecchio que falou da importância dos Projetos desenvolvidos pelo CIVAP.
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO VALE DO PARANAPANEMA - CIVAP - é uma instituição pública no qual 21 municípios atuam conjuntamente em projetos e ações que promovem uma maior eficácia em assuntos regionais sustentáveis, de integração dos municípios, na busca de soluções globalizadas; e na participação de forças vivas da sociedade regional, estadual e federal.
Atualmente, integram o CIVAP, os Municípios de: Assis, Borá, Cândido Mota, Campos Novos Paulista, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã .
CIVAP Saúde - o início do processo de descentralização do SUS trouxe inovações no campo da organização dos serviços de saúde, trazendo a possibilidade da criação de formas diferenciadas de intervenção. Nesta visão surgiu em 2001, dentro do CIVAP, a idéia de formar o Consórcio Intermunicipal de Saúde, com o objetivo de diminuir os custos e potencializar os recursos disponíveis. Através de parcerias CIVAP / Saúde viabilizou ao longo dos anos novos projetos de saúde e qualidade de vida, sendo: - Farmácia de Manipulação; - Farmácia Verde; - Terapia celular com células Tronco.
Eco.Vale Verde - o Projeto de iniciativa do Consórcio é uma experiência inédita no Brasil, e funciona com um eco-ponto para destinação de pneus inservíveis e material tecnológico (computadores velhos, celulares, pilhas, baterias e todo material de origem tecnológica).
O ECO.VALEVERDE representa mais uma das importantes ações do Vale Paranapanema em respeito à natureza e em favor da qualidade de vida regional. Em 32 meses de funcionamento o Projeto já recolheu mais de mil toneladas de pneus inservíveis de motos, bicicletas, carro e caminhão. Só em 2011 foram recolhidos 23.061 pneus.
Patrulha Asfáltica - através do Governo do Estado de São Paulo com recursos da Secretaria de Economia e Planejamento o CIVAP adquiriu dois kit's completos com equipamentos de asfalto para que os Municípios pudessem executar suas obras de asfaltamento com uma enorme economia.
Escola de Governo - na busca de soluções regionais de governança pública, o Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema-CIVAP viabiliza junto às entidades competentes, propostas de aprimoramento administrativo, proporcionando cursos e palestras de capacitação nas mais diversas áreas que compõe a administração pública municipal.
Proben-RCC - o Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil - PROBEN-RCC conquistado através do Convênio firmado entre CIVAP e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo proporciona aos municípios consorciados a utilização de um equipamento móvel de trituração de resíduos da construção civil. O Projeto foi lançado em março de 2012 e mobilizou um investimento de 800 mil reais. Durante o período que esteve no município de Rancharia totalizou 30 horas de trabalho e processou uma média de 3.000 mil toneladas de resíduos, os quais serão utilizados no cascalhamento de estradas rurais.
Outra opção de utilização dos resíduos será desenvolvida pelo município de Tarumã, que aproveitará na confecção de bloquetes para projetos de estruturação urbana, em praças e espaços públicos.