Chuva e frio devem chegar em Assis neste final de semana
Expectativa é de até 30 milimetros de chuva no final de semana
O clima deve mudar neste final de semana em Assis e em todo o estado de São Paulo com a chegada de uma nova frente fria no final do dia desta sexta-feira. A umidade relativa do ar hoje está em 27%.
A nebulosidade irá aumentar e pode trazer a tão espera chuva e também trovoadas isoladas, tudo isso a partir do oeste e sul do nosso estado. As temperaturas seguem elevadas, com mínima prevista de 19 gruas e máxima de 32.
A chegada da frente fria no sábado deixa o céu nublado, causando áreas de chuvas e trovoadas isoladas, algumas acompanhadas por descargas elétricas e eventuais rajadas de ventos, à medida que a frente fria se desloca pelo estado. A expectativa é que chova até 11 milímetros neste sábado. Assim a temperatura deve oscilar entre a mínima de 19 e a máxima de 25 graus.
No domingo, a condição de instabilidade se mantém nas regiões paulistas e é reforçada por novas áreas de instabilidade. Temperaturas com ligeiro declínio a partir do sábado. Os termômetros devem registrar mínima de 15 graus e máxima de 27. A probabilidade é de até 5 milímetros de chuva.
A frente fria afasta-se do estado de São Paulo no decorrer da segunda-feira e o Tempo volta a ficar estável, com céu claro a parcialmente nublado e sem chuva em grande parte do território paulista. Mas em Assis, a previsão é que ocorra até 14 milímetros de chuva. A semana pode começar com temperatura mínima de 16 graus e máxima de 17.
A exceção é para a região nordeste e a faixa leste, onde há previsão para chuvas fracas e isolada. Temperaturas com gradual elevação.
Na terça-feira o sol deve voltar a brilhar. As informações são do IPMet/UNESP.
Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado alerta que entre sexta-feira (18) e segunda-feira (21), a passagem de um sistema meteorológico pela costa da região sudeste, e também a chegada de uma frente fria trarão pancadas de chuva, acompanhadas de fortes rajadas de vento, queda de raio e granizo para todo o Estado de São Paulo.
As regiões com mais destaque e atenção serão Presidente Prudente, Araraquara, Marília e Bauru. Nesses locais, teremos pancadas de chuvas intensas, com quedas de raio e possibilidade de queda de granizo.
Por isso, não são descartados transtornos como pontos de alagamento e enxurradas. Sendo assim, é fundamental adotar alguns cuidados, como jamais atravessar áreas alagadas ou com enxurradas. Em caso de queda de raio ou granizo, saia de locais abertos e procure um local coberto e seguro.
Nas regiões da faixa Leste do Estado, como Capital, Região Metropolitana e Litoral Paulista, ocorrerá momentos com pancadas de chuva, mas, principalmente, rajadas de vento que poderão chegar até 80 km/h. Por isso, a orientação é que jamais fique parado embaixo de árvores. Já nas áreas litorâneas, devido a essas fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar.
A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.