Censo 2022: Expectativa de vida das mulheres em Assis é 7,1 anos maior do que a dos homens
Durante Novembro Azul, ações preventivas buscam reforçar a atenção à saúde do homem em Assis
Redação AssisCity
- 05/11/23
- 10:00
- Atualizado há 62 semanas
Dados do Censo 2022, divulgados na última semana, mostram que Assistem uma população de 56,2% de mulheres. O número de homens é maior do que o das mulheres em todas as faixas etárias até os 40 anos, mas, a partir dessa idade, a população feminina passa a ser majoritária.
Segundo o professor e mestre em Geografia Thiago Hernandes, o fato da predominância de mulheres nas faixas etárias mais avançadas pode ser explicado por fatores socioculturais, como a maior longevidade feminina."Historicamente, mulheres tendem a adotar hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos", afirma Hernandes. "Além disso, elas costumam procurar mais cedo por cuidados médicos, o que pode contribuir para o aumento de sua expectativa de vida", ressalta.
Além deste ponto levantado pelo professor, dados da morbimortalidade masculina no Brasil revelam que os homens vivem em média 7,1 anos a menos que as mulheres e isso se reflete na expectativa de vida, que em Assis atinge os 78,2 anos entre as mulheres e 72,2 entre os homens.
Na faixa etária entre os 20 e 59 anos, 68% das mortes são em homens. No recorte entre as faixas mais jovens, dos 20 aos 30 anos, o número é ainda mais impressionante: a cada 5 pessoas que morrem, 4 são homens.
Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, as principais causas de mortalidade masculina no país são: doenças do aparelho digestivo, doenças do aparelho circulatório, doenças infecciosas e parasitárias, doenças do aparelho respiratório - fora as causas externas, como acidentes, envenenamentos, assassinatos e outros fatores.
Mas por que os homens adoecem e morrem mais do que as mulheres?
De acordo com Daiane Vieira dos Santos Teodoro, da Secretaria Municipal de Saúde de Assis, coordenadora da Atenção Básica, geralmente o principal motivo é o medo de descobrir que está doente. "Além desse medo, muitos homens não seguem os tratamento adequados e acham que nunca vão adoecer e, por isso, não se cuidam e não procuram os serviços de saúde", destaca.
Durante o Novembro Azul, a SMS pretende realizar diversas ações dedicadas à saúde do homem, em parceria com as demais secretarias municipais. "As ações já tiveram início nesta sexta-feira, dia 3, com os nossos servidores municipais recebendo orientações de saúde, realizando a coleta de PSA e atualizando a caderneta vacinal", completou.
Para saber mais sobre as ações do Novembro Azul da Secretaria Municipal de Saúde de Assis, basta seguir os perfis do órgão no Instagram e no Facebook.