Captura de escorpiões aumenta em Assis
Secretaria da Saúde orienta sobre prevenção de ataque de escorpiões, em Assis
O número de casos de captura de escorpiões em Assis tem aumentado recentemente. O número exato não foi informado, mas coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Cícero Mota, listou para o AssisCity alguns cuidados que os moradores devem tem para garantir a segurança familiar.
"Temos uma frequência grande de captura de escorpiões na cidade, no entanto, são poucos os casos de acidentes com escorpiões. Temos registros de captura em praticamente a cidade toda, em quase todas as semanas", comentou Cícero.
Ele acredita que uma das causas desse aumento possa ser a expansão da cidade, como por exemplo, os novos condomínios, já que muitos escorpiões são capturados em entulhos e materiais de construção.
"Outro fator pode ser a proliferação de baratas, pois a barata é o principal alimento do escorpião. Por isso, a orientação é para que a população mantenha seus terrenos sempre limpos. Quando os moradores forem recolher algum material de construção, o ideal é utilizar luva raspa de couro para evitar acidentes e possíveis ataques. Também orientamos a tampar buracos ou frestas nas casas, em especial nas casas de madeira, já que os escorpiões também aparecem pelo esgoto, em ralos pluviais e ralos que escoam água da chuva", comentou.
A orientação é também para que a população coloque tela protetora, inclusive nos ralos dos banheiros, mantendo limpos também os quintais e locais que acumulam entulhos, evitando assim, acidentes com escorpiões.
"O número de escorpiões que estamos capturando na cidade é realmente grande. Outra orientação é para que não deixem camas encostadas na parede, nem roupas penduradas. Que verifiquem os sapatos antes de usar, pois não existe controle químico, ou veneno autorizado, para matar o escorpião, então o trabalho de prevenção é o melhor caminho", observou.
"Já tivemos notificação de escorpião encontrado no ralo do banheiro, e na casa, o quintal estava limpo, não havia mato alto, nem material de construção", comenta.
Ele lembra que, em muitos casos, os moradores mesmo capturam os escorpiões e colocam em vidros. Nessas situações, o morador pode ligar na Secretaria da Saúde, através do (18) 3302 5558, que a equipe faz o recolhimento e a vistoria, para verificação do local, organizando ainda uma varredura pelo quarteirão.
"Fazemos um rastreamento após detectar o escorpião, para ver se não há no local, por exemplo, proliferação de baratas. Um dos locais que há mais registros de captura de escorpião é nas proximidades do Cemitério, por conta das baratas nos túmulos. Lembramos ainda que, em caso de acidente, o morador que foi picado deve ser levado imediatamente ao UPA - Unidade de Pronto Atendimento, que mantém em sua unidade o soro que combate o veneno do escorpião", conclui.
Há grande frequência de captura de escorpiões na cidade, no entanto, são poucos os casos de acidentes