Cadeiras de rodas e de banho são jogadas no aterro de inertes de Assis
Uma das cadeiras tinha selo indicando pertencer ao Clube de Cadeira de Rodas de Assis
Funcionários municipais de Assis que atuam no aterro de inertes recolheram nesta sexta-feira, 24 de julho, oito cadeiras de rodas que foram jogadas no local, entre elas algumas de banho.
A equipe entrou em contato com Marlon Fernandes, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que com autorização da secretária da pasta, Nadir Blefari, foi até o local e recolheu as cadeiras, que foram entregues ao Clube de Cadeiras de Rodas João Leão de Carvalho de Assis.
Marlon conta que algumas cadeiras eram de banho, e que todas elas estavam em boas condições de uso.
"Duas estão praticamente novas, enquanto as demais precisam de alguns reparos, mas são reparos simples e poderão ser liberadas para uso rapidamente", conta.
Marlon explica ainda que uma das cadeiras estava com selo indicando pertencer ao Clube de Cadeira de Rodas.
"Nós fomos até o Clube e deixamos todas as cadeiras lá. O funcionário que nos atendeu contou que infelizmente muitas pessoas fazem o empréstimo das cadeiras, mas poucas fazem a devolução. Acredito que seja necessária a conscientização de todos, pois muitas vezes uma pessoa pode precisar de uma cadeira e não ter disponível para emprestar, enquanto outros estão jogando as cadeiras em detrimento de devolverem", considera.
Segundo a funcionária Thaynara dos Santos é comum o abandono das cadeiras em aterros e lugares afastados."Nós enfrentamos sempre esse problema. Infelizmente as pessoas não têm consciência. Já recebemos cadeiras encontradas na linha do trem, no próprio aterro e já vimos cadeiras nossas anunciadas em grupos de venda nas redes sociais. Isso prejudica muita gente, pois hoje o Clube atende a cidade de Assis e também Platina, Pedrinhas Paulista e Tarumã, e infelizmente já aconteceu de pessoas procurarem nossa ajuda e não termos material disponível", conta.
O Clube tem por volta de 800 cadeiras de rodas cadastradas, mas esses números reduzem quando calculado o total que estão disponíveis para a população.
"O nosso cadastro é de um total de 800 cadeiras, mas pelas pessoas não devolverem os materiais emprestados hoje temos por volta de 400 cadeiras atendendo a população", explica Thaynara.