Atleta de Assis é campeã brasileira de basquete no JEBS 2021
Malu Ferreira de 14 anos se destacou em 2019 e hoje representa a equipe de Tupã
Ser atleta profissional é o sonho de muitos jovens que treinam e se dedicam diariamente para conseguir se destacar, como o caso de Maria Luísa Ferreira, de 14 anos, que conheceu o basquete em Assis e, hoje, conquista o título brasileiro nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS).
Malu começou a treinar em 2019, por incentivo da mãe, Renata Ferreira, que a apresentou ao técnico Wilson. "Falei com o Wilsão, perguntei se ela levava jeito e então ele me disse que ela era uma joia e iria se destacar", completou.
Manu não conseguiu dar continuidade no esporte em Assis, por isso Wilson indicou a adolescente para a equipe feminina de basquete em Tupã. Lá ela deu início ao seu sonho, contou Renata, que apoiou a partida da filha.
"Em 2019, Malu já tinha 1,88m - atualmente ela tem 2,1 metros - o time de Tupã demonstrou muito interesse, pois eles jogam frequentemente em campeonatos regionais, estaduais, brasileiros e sul-americanos. Eles viram na Malu um diamante a ser lapidado", contou a mãe orgulhosa.
A jovem enfrenta diariamente a saudade da família, já que permaneceram em Assis e Malu seguiu seu caminho na cidade de Tupã.
"Lá ela mora em uma república, bancada pelo time de Tupã e lá ela faz os treinos e também estuda. A saudade é imensa, ela vem nos visitar uma vez por mês, mas a torcida pelo sucesso dela é o nosso combustível", contou Renata.
JEBS
Maria Luísa, aos 14 anos, entrou em quadra, nesta quinta-feira, 4 de novembro, defendendo o Basquete Tupã e junto com sua equipe trouxe pra cidade o bicampeonato do JEBS, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania.
No jogo, o time de Tupã representou o estado de São Paulo e enfrentou as representantes de Santa Catarina, garantindo a vitória pelo placar de 34x16, com muita emoção.
Sul-Americano
O título no JEBS deu à equipe a classificação para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerá no Brasil, ainda este ano. Além de em 2023 o país receber o os Jogos Mundiais Escolares Sub-15.