Assistência Social de Assis reinaugura o CREAS com ampliação e melhorias
Nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social é na rua Humberto de Campos, nº 622 e oferece um espaço mais amplo e acolhedor para os atendimentos
Assessoria de Comunicação
- 21/12/23
- 12:00
- Atualizado há 48 semanas
A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Assistência Social, reinaugurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A nova sede, localizada na rua Humberto de Campos, nº 622, Vila Mercedes, oferece um espaço mais amplo e acolhedor para atendimentos.
A secretária de Assistência Social, Vanessa Eugênio, destacou o esforço da atual gestão municipal em melhorar os serviços sociais, ressaltando o crescimento da equipe do CREAS. Durante a cerimônia de reinauguração o prefeito José Fernandes afirmou o compromisso com a população, em oferecer serviços sociais de qualidade e acessíveis a todos. "Essa é mais uma etapa cumprida em nosso compromisso com a promoção de uma cidade mais justa e solidária."
O prefeito ressaltou a importância da reestruturação do CREAS como parte fundamental das ações municipais para garantir um atendimento mais humano e eficiente à população.
Também estiveram presentes na cerimônia de reinauguração do CREAS o vereador Gênova, representando a Câmara Municipal, a secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, o gestor de Tecnologia do município, Adriano Romagnoli e demais autoridades do município.
Saiba mais sobre o CREAS
O que é?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
Serviços ofertados
A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.