Assisense de 35 anos precisa de doação de sangue após ser diagnosticada com anemia profunda
Maria do Carmo Fidelis, 35 anos, enfrenta complicações decorrentes de um mioma e requer doações de sangue para seu tratamento.
Redação AssisCity
- 04/09/23
- 09:00
- Atualizado há 63 semanas
Maria do Carmo Fidelis, de 35 anos, está em uma batalha pela saúde devido a complicações relacionadas a um mioma. Sua situação se agravou ao ponto de necessitar de internação na Santa Casa de Assis. O tratamento depende de doações de sangue.
A paciente passou pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde teve uma convulsão durante a triagem revelou uma anemia profunda.
A família de Maria do Carmo faz um apelo a população para contribuírem com doações de sangue compatíveis no Hemocentro do Hospital Regional. Essas doações não apenas podem salvar sua vida, mas também proporcionar esperança a outros pacientes enfrentando desafios de saúde semelhantes.
Maria é O -, mas todos os tipos de sangue são bem-vindos e as doações devem ser feitas no nome da paciente.
Como doar?
Para doar basta comparecer ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n, de segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 12h.
Para ser um doador de sangue é necessário: ter entre 18 e 65 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).
Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.
Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.
Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias; mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.