Após pedido, Hospital Regional de Assis retoma atendimentos de COVID-19 com 10 leitos UTI e 20 de enfermaria
Serão reativados 10 leitos UTI COVID e 20 leitos em enfermaria
A partir dos próximos dias o Hospital Regional de Assis retoma os atendimentos a pacientes com COVID-19, assim como era feito no início da pandemia, antes de sua desativação. Serão disponibilizados 10 leitos em UTI COVID e 20 leitos em enfermaria para a mesma doença.
A retomada dos serviços é resultado de uma preocupação do prefeito José Fernandes, juntamente com a secretária Municipal de Saúde Cristiani Silvério, que mobilizou a diretoria do CIVAP para uma reunião com os prefeitos a fim de apresentar sua preocupação com a taxa de ocupação de leitos SUS para tratamento do COVID-19 em Assis, que atende 12 municípios.
Na reunião, José Fernandes apresentou a situação da região de Assis que com a desativação dos leitos do Hospital Regional de Assis os atendimentos ficaram prejudicados e se tornaram insuficientes. Então, foi elaborado um documento ao governador João Dória e ao secretário Estadual de Saúde Jean Carlo Gorinchteyn, que foi entregue por intermédio do deputado Estadual Mauro Bragato.
O documento solicitava a reabertura no Hospital Regional de Assis para reativação de leitos UTI COVID e leitos enfermaria, o que foi prontamente atendida em breve será viabilizada via Diretoria Regional de Saúde de Marília, responsável por todos os protocolos burocráticos.
"Nós perdemos muitos leitos de UTI COVID do Hospital Regional e isso gerou sobrecarga para a Santa Casa de Assis que dispõe de apenas 10 leitos UTI COVID para atender toda nossa região. Entramos em contato com o deputado Mauro Bragato que nos atendeu prontamente encaminhando o documento que elaboramos para o governador e secretário Estadual de Saúde. Agora recebemos a notícia de que fomos atendidos e isso nos dá mais tranquilidade, pois é notório que os casos estão aumentando, não somente em Assis, mas em todos os municípios que usam a rede pública de saúde na nossa cidade. Esse foi um esforço conjunto dos prefeitos do CIVAP que compreenderam a necessidade do pleito", declara o prefeito José Fernandes.
Para o deputado Estadual Mauro Bragato, intermediário do pleito junto ao Governo do Estado , a solicitação foi entendida como de extrema necessidade e atendida com rapidez.
"Reativar os leitos UTI COVID e enfermarias no Hospital Regional de Assis, considerado um hospital de excelência, é uma necessidade da população nesse momento pandêmico que estamos passando. Era preciso restabelecer isso com urgência porque muitas cidades já não dispõem mais de leitos e felizmente fomos atendidos para melhor atendermos aqueles que forem contaminados por esse vírus", diz o deputado.