Buscar no site

Após falta de vacina contra a gripe H1N1 no último dia de campanha, Paraguaçu recebe mais doses

No último dia de prorrogação da campanha nacional faltou vacinas nos postos de saúde

Redação Paraguacity

  • 04/06/10
  • 00:00
  • Atualizado há 745 semanas

No último dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 nesta quarta-feira(02), os moradores de Paraguaçu Paulista enfrentaram em alguns postos de saúde como os da vila Fercon e Posto Central a falta da vacina.

De acordo com a agente técnica do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, realmente faltou doses de vacinas nos postos de saúde porque o caminhão que entregaria um novo lote atrasou.

De acordo com a agente técnica do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, apesar de o município ter cumprido sua meta de vacinação em diversos grupos prioritários, Paraguaçu Paulista ainda terá vacina em todos os postos de saúde, a partir de segunda-feira. "A prorrogação da campanha de vacinação nacional terminou nesta quarta-feira, no entanto, o Departamento de Saúde conseguiu receber mais mil doses de municípios que não cumpriram a meta de vacinação e desistiram da campanha", explica.

A distribuição das vacinas contra a gripe suína nos postos de saúde de Paraguaçu Paulista irá acontecer na segunda-feira (07) de manhã e os grupos prioritários que ainda não foram vacinados poderão se dirigir aos postos na parte da tarde. A agente técnica do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim orienta que a vacinação vai prosseguir somente até durarem os estoques.

Fazem parte do grupo prioritário, adultos de 30 a 39 anos, crianças com idade entre seis meses e 2 anos, jovens com 20 a 29 anos, idosos com doenças crônicas e crianças de dois a cinco anos incompletos. Gestantes também fazem parte do grupo prioritário.

Em Paraguaçu Paulista, apenas o grupo das grávidas não atingiu a meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde de 80%. No total, das 612 gestantes, apenas 66% foram vacinadas.

Nos demais grupos, a vacinação superou as expectativas. Dos 7,5 mil jovens de 20 a 29, 6.423 foram vacinados, o que representa 85% da população atingida. A imunização nos adultos entre 30 e 39 anos cobriu 83%, o que significa 5,4 mil pessoas. Mais de mil doses foram aplicadas em crianças menores de 2 anos, uma cobertura de 107%.

A vacinação em idosos portadores de doenças crônicas bateu recorde. A meta era vacinar 1.133 idosos, no entanto foram imunizados 2,8 mil, ou seja, 247%.

O Ministério da Saúde alerta que o inverno está se aproximando e a queda da temperatura aumenta os casos de doenças respiratórias. Por isso é importante que todos estejam imunizados contra o vírus. Em 2009, mais de duas mil pessoas morreram em conseqüência de complicações causadas pela gripe A - H1N1, no Brasil.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos