APDVP realiza reunião com pesquisador da Esalq
Membros da APDVP- Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema realizaram reunião no dia 2 de abril, nas dependências da CATI de Assis, com pesquisador da Esalq/USP, Mateus Mondin, com objetivo de firmar parceria, envolvendo as instituições locais como CATI e IAC.
De acordo com o presidente da entidade, Leonardo Coda, na oportunidade foi feito levantamento das principais demandas locais de pesquisa. "Dentre as demandas levantadas estão a recuperação biológica do solo, a importância do refúgio para a manutenção da biotecnologia, resistência de plantas daninhas ao glifosato e resistência do percevejo barriga verde aos inseticidas", relatou.
A próxima reunião acontece no dia 7 de maio, às 15h30, na CATI de Assis e todos os produtores interessados em participar da Associação podem comparecer. A entidade surgiu da necessidade da difusão do sistema de plantio direto no estado de São Paulo em 1998 e sua nova diretoria foi composta no dia 20 de novembro de 2014.
"O pioneiro Nonô Pereira em uma visita a Assis provocou os agricultores a montarem a associação e a Cati nos convidou para uma reunião em Assis onde foi constituída a primeira diretoria. Em 2002 foi eleita a última diretoria que organizou quatro fóruns de plantio direto em anos consecutivos. Em 2007 interrompemos as atividades e retornamos em 2012 com um evento comemorativo aos 30 anos de plantio direto em Palmital. Hoje estamos renovando a diretoria e regularizando a situação da APDVP", conta o presidente eleito Leonardo Coda.
A composição da diretoria por aclamação ficou: Leonardo Coda - presidente; Benedito Hélio Orlandi (Bertola) - vice-presidente; Gianpiero Leone Coda - tesoureiro; Alessandro Mainard - segundo tesoureiro; Bruno Garcia - secretário; Salvatore De Angelis - segundo secretário; Rogério Rocha/Edson Valmir Fadel/Eduardo Saloti - conselheiros e Antonio Braz Molez/ Antonio Yamamoto - Suplentes.
O objetivo da APDVP é representar o produtor que adota a tecnologia do plantio direto e ser um canal aberto para troca de experiências e informações entre os próprios produtores e entre os produtores e os organismos envolvidos no agronegócio (públicos e privados). A nova diretoria está planejando um evento técnico para o segundo semestre de 2015 onde pretende aprofundar as discussões sobre o sistema de plantio direto no Vale Paranapanema.