Buscar no site

Amor colocado em prática, há mais de 60 anos: Casa da Menina São Francisco de Assis

Inúmeras vidas foram resgatadas e transformadas pela entidade, e essa história precisa continuar

Fernando Nascimento

  • 13/03/23
  • 10:00
  • Atualizado há 88 semanas

9/118

Acolher, Proteger e Educar para a Vida tem sido a contribuição da Casa da Menina São Francisco de Assis, para esta História de Amor contada em 118 capítulos.

A entidade sem fins lucrativos foi organizada em 10 de abril de 1962, pelo saudoso Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, para acolher meninas e mocinhas desamparadas, oferecendo afeto, guarda e proteção, em regime de internato. Crianças e jovens de Assis, região, e até mesmo da capital, abandonadas por seus pais ou responsáveis, que encontravam abrigo, formação e educação.

Em 1988, para atender às necessidades de mães trabalhadoras assisenses, a Casa passou a atender crianças de zero a seis anos, em regime de semi-internato. A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, reforçou este tipo de serviço prestado.

Atualmente, são atendidas cerca de 600 crianças de 4 meses a 5 anos, em período integral ou parcial, em suas necessidades físicas e cognitivas, de acordo com a faixa etária. Além do trabalho pedagógico, focado no desenvolvimento e na inserção social dos alunos, com atividades multidisciplinares, com conhecimento, lazer e socialização, e acompanhamento psicológico, inclusive para familiares.

A alimentação servida aos alunos é acompanhada por nutricionistas em tempo integral, com base em escolhas saudáveis, uma prioridade da gestão. São servidas quase três mil refeições diariamente.

A Casa possui salas com wi-fi, TV, ventilador, e também espaços de lazer para os alunos. São realizadas oficinas culturais, de artes e de esportes.

Reconhecida como entidade de utilidade pública em 1970, a Casa da Menina funciona, desde sua fundação, no mesmo local, no centro da cidade, à Rua Luiz Pizza, 165. São cerca de 80 colaboradores, entre administrativos, apoio jurídico, apoio geral, professoras e monitoras. A presidenta é a professora Ângela de Fátima Canassa das Neves e a diretoria, composta por mais cinco membros e Conselho Fiscal, com seis membros entre titulares e suplentes, tem mandato até o final deste ano de 2023.

Divulgação - Casa da Menina - Foto: Divulgação Google
Casa da Menina - Foto: Divulgação Google

Os recursos para seu funcionamento vêm da participação voluntária dos pais, de contribuições da sociedade e de convênios com a Prefeitura Municipal de Assis.

Ativo na entidade até seu falecimento, em 2020, Monsenhor Floriano organizou leilões de gado beneficentes, campanhas de arrecadação de fundos e muitas outras atividades. Sua principal alegria, entretanto, era acompanhar o cotidiano das crianças.

A Casa da Menina São Francisco de Assis é um importante instrumento social da cidade. você pode colaborar de inúmeras formas com a entidade. Basta entrar em contato e ajudar.

Inúmeras vidas foram resgatadas e transformadas pela entidade, e essa história precisa continuar.

Você tem alguma história com a Casa da Menina? O que será que falaremos amanhã? Não deixe de estar com a gente!

As informações foram retiradas do site casadamenina.com e da leitura (deliciosa, novamente) do livro "História e Memória da Diocese de Assis, de Luiz Carlos de Barros.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos