Amigos e familiares protestam contra a morte de João Marcelo Novaes, na Prudenciana
Cerca de 80 pessoas reuniram-se para pedir justiça pela vida do jovem.
Redação AssisCity
- 09/03/24
- 12:00
- Atualizado há 36 semanas
Na manhã deste sábado, 9 de março, João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos, foi sepultado no cemitério municipal de Assis.
A morte precoce do jovem comoveu não só amigos e familiares, mas toda a população. E durante a manhã, cerca de 80 pessoas reuniram-se na frente da Praça da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Complexo Prudenciana, para pedir justiça pela vida de João.
Faixas e bexigas foram penduradas nos postes e árvores da praça, além disso, uma placa com os dizeres "Justiça por João Marcelo" foi exposta no meio da Avenida Vereador David Passarinho.
O caso
João se envolveu em uma perseguição policial, no dia 29 de fevereiro, na Avenida Vereador David Passarinho, na Prudenciana.
O Portal AssisCity teve acesso a uma câmera de segurança, que mostra o momento em que João está em fuga, e acaba perdendo o controle de direção e caindo entre a rua e a calçada da Praça da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Logo em seguida, João fica de pé e três policiais vão para cima do jovem, empurram-no contra o chão para contê-lo. Após isso, uma confusão se forma ao redor da vítima e é possível ver um chute em direção a ele, que permanece cercado pelos policiais, caído no chão.
Veja o vídeo:
Hospitalizado
João Marcelo foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Assis (UPA) e posteriormente para o NAR, no Hospital Regional de Assis, com diversos danos nos órgãos internos e em estado gravíssimo.
Além de uma parada cardiorrespiratória, o rim de João Marcelo também parou de funcionar, sendo necessário fazer hemodiálise.
Após nove dias entubado, o jovem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O Portal AssisCity tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, responsável pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, porém não obteve retorno até a publicação desta.