Alunos perdem vários dias de aulas devido a tantos pontos facultativos
Prefeitura de Assis
Pais de alunos da Rede Municipal, que não conseguem entender o porquê de tantos pontos facultativos nas escolas públicas. Além de as crianças perderem aulas, e de todo o calendário letivo ser prejudicado, a maioria dos pais trabalha fora de casa e não tem com quem deixar seus filhos e ficam sem saber o que fazer.
Houve a tentativa de contato com o secretário municipal de Educação, Vinícius Símili, que estava reunido com a supervisão e não pode atender para explicar o porquê de os pontos facultativos serem tão frequente este ano. A reportagem foi orientada a procurar setor de Planejamento da Prefeitura Municipal de Assis, mas também não havia quem pudesse atender.
Para se ter uma ideia do número de dias de aulas perdidas, hoje, dia 16 foi ponto facultativo, devido ao feriado ocorrido nesta quinta-feira (15). Os pais receberam um bilhete, colado no caderno do filho, informando que, também na segunda-feira (19) e terça-feira (20), não haverá aulas, devido ao "Dia da Consciência Negra" (20). O prefeito resolveu "emendar".
Há, desde o início do ano vários pontos facultativos previstos no calendário, como no dia 1º., quando houve dispensa dos alunos devido ao "Dia de Todos os Santos". Em 04 e 05 de outubro também não houve aulas, pois dia 04 era "Dia do Padroeiro de Assis", e o Poder Executivo decidiu que não haveria aula também no dia 05, uma sexta-feira. Houve ainda dispensa das aulas por conta das eleições municipais.
Em 28 de outubro, um domingo, foi o "Dia do Funcionalismo Público", e, não se entende o porquê, não houve aula no dia 26 (sexta-feira). Até mesmo os professores estão preocupados com a situação, pois há todo um conteúdo a ser cumprido de acordo com o planejamento do ano letivo.