'Só o professor é capaz de mudar o mundo', acredita professor de matemática do Anglo Xereta
Hélcio Ortega trabalha como professor há 36 anos
Depois dos pais e da família próxima, os maiores influenciadores que uma criança encontra no seu caminho são os professores.
Desde o primário, eles estão ali como mediadores do conhecimento, ensinando lições que vão durar até o final da vida, é o que acredita o professor de matemática, do colégio Anglo Xereta Hélcio Ortega, de 59 anos, que trabalha com a educação há 36 anos.
Em entrevista ao Portal AssisCity o professor afirmou que a educação passou por muitas mudanças ao decorrer do tempo. "Antes, professores eram vistos como detentores do saber e os alunos eram apenas depósitos de conhecimento, mas com o passar do tempo houve uma grande mudança, colocando o professor como um mediador do conhecimento", explicou.
Assim, com uma postura de incentivador, o professor passa a influenciar a vida de seus alunos, proporcionando a eles questionamentos, assuntos e descobertas que os façam caminhar, dia após dia em busca do novo.
"Eu acredito que o principal papel do professor nos primeiros anos escolares é levar o aluno a se apaixonar pelo conhecimento. O educador precisa tornar a sala de aula um lugar agradável, dinâmico, lúdico, interativo, fazer com que esse ambiente estimule o aprendizado", pontuou Hélcio.
O professor ainda ressalta que o professor precisa mostrar aos alunos que o conhecimento em sala de aula não vai só ajudá-los numa carreira de livre escolha, mas sim resolvendo problemas práticos do cotidiano. "Nós temos como função ensinar e apurar o bom senso, a responsabilidade, para que o caminho dessa criança, adolescente e jovem possa ser mais tranquilo".
Para Hélcio o estudante deve sair da sala de aula como quem quisesse contar algo novo para o mundo. "Nesse dia 15 de outubro eu acredito que só o professor pode mudar o mundo", finalizou.