Buscar no site

Ex-interno da Fundação Casa é revelação da Feira de Ciências da Rede Estadual

Projeto de composto para correção do solo a partir de giz foi elaborado quando estudante cumpria medida socioeducativa

Assessoria da Educação do Estado de São Paulo

  • 12/05/16
  • 08:00
  • Atualizado há 454 semanas

Um giz foi responsável pela 'revolução' na vida de um estudante da rede estadual. Jonathan Felipe da Silva Santos, ex-interno da Fundação Casa na região de Araçatuba, foi escolhido a revelação da Feira de Ciências da Secretaria da Educação de São Paulo. Para a competição aberta a alunos dos Anos Finais do Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio de todo o Estado, Jonathan formulou um composto para correção da acidez do solo feito à base de resíduo de giz. O trabalho foi um dos seis finalistas da edição 2016, encerrada na última segunda-feira (9).

Além de garantir um lugar no pódio, a dedicação ao estudo (e mais uma vez, o giz) também abriu um caminho promissor ao jovem. Agora, já fora da Fundação, Jonathan quer ir mais longe.

A ideia é cursar a faculdade de Medicina Veterinária nos próximos anos. Para o jovem, boa parte dessas conquistas foi possível graças ao apoio dos educadores. "Um pedaço de giz mudou a minha vida e isso também incentivou meus colegas a criarem projetos lá dentro. Agradeço muito à minha professora que me incentivou e acreditou em mim",

Vencedores 2016

Neste ano, o prêmio foi entregue a Leandro Leomar Borges Rastelli, da Escola Estadual Afonso Cáfaro, em Fernandópolis. O projeto intitulado "Comigo-ninguém-pode, muito menos o Aedes" tem como resultado final a formulação de um inseticida criado a partir da planta para o combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Com apenas 15 anos, o estudante já tem expectativas para o futuro. "Busquei atender com este projeto a três bases da sustentabilidade: ele é economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo. Agora, estou empenhado em dar continuidade às pesquisas para que ele seja produzido da forma mais barata possível", conta.

Os outros dois lugares do pódio foram conquistados por estudantes dos Vales do Paraíba e do Ribeira. Com a criação de um telhado que filtre a água da chuva, os alunos da Escola Estadual Newton Câmara Leal Barros, de Taubaté, garantiram o segundo lugar. Um grande exemplo de reciclagem, o projeto dos estudantes da Escola Estadual Maria Santana de Almeida, do município de Sete Barras, foi o terceiro colocado da feira. Os alunos criaram um tijolo feito a partir da reciclagem de papelão e uso de bananeiras.

Como premiação, os finalistas visitariam nesta terça-feira (10) o Instituto Butantan e o Catavento Cultural, na capital. Os alunos também ganharam cursos, kits e participaram da Semana de Tecnologia Digital promovida pela CISCO no Rio de Janeiro. A empresa é parceira da Feira de Ciências. Os dois primeiros colocados participaram ainda da Mostra de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul.

Confira abaixo o pódio da Feira de Ciências:

Prêmio Revelação - Araçatuba

Utilização de resíduo moído de giz escolar na correção da acidez do solo para vasos com plantas ornamentais

Instituição: Escola Estadual Professor Augusto Lopes Borges

Estudante: Jonathan Felipe da Silva Santos

Professora: Andrea Chiarioni

1º lugar - Fernandópolis

Comigo ninguém pode, muito menos Aedes! Introdução de inseticida natural no combate ao Aedes egypti.

Instituição: Escola Estadual Afonso Cáfaro

Estudante: Leandro Leomar Borges Rastelli

Professora: Jucimara Uliana Gomes

2º lugar - Taubaté

Telhado verde filtrante e sustentável: o uso de cobertura verde para reutilização de águas pluviais e melhoria do conforto térmico de residências

Instituição: Escola Estadual Newton Câmara Leal Barros

Estudantes: Wesley Davi Oliveira e Jason Felipe Alvarenga

Professora: Enilda da Silva Morais

3º lugar - Registro

Tijolo à base de fibra de bananeira e papelão

Instituição: Escola Estadual Professora Maria Santana de Almeida

Estudantes: Vitório Maciel e Felipe Pires

Professora: Ruth Rosa

4º lugar - Limeira

Álcool a partir de Citrus aurantium para a produção de licor

Instituição: Escola Estadual Gabriel Pozzi

Estudantes: Vitória Totolo e Flávia Santos

Professor: Edson Amorim

5º lugar - Itararé

Balança para bovino de baixo custo

Instiuição: Escola Estadual Octavio de Almeida Bueno

Estudantes: Daiane Amabili Gobbo e Henrique Nogueira Caldas

Professor: Fábio Aparecido Jorge

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos