"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar os momentos e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver." Que frase bonita, sabe quem é o autor dela?
Começou o Big Brother Brasil, o programa que há 14 edições pratica uma lavagem intelectiva em milhares de pessoas do país. Nada de assustador, levando em consideração que ao menos 80% da programação da TV brasileira é feita para doutrinar os seus espectadores.
Não estou aqui para simplesmente impor a minha opinião sobre esse programa de baixíssima qualidade e nível cultural abaixo de zero. Escrevo nessas linhas para me referir ao apresentador da produção: um jornalista admirável. Sim, Pedro Bial, que antes de se submeter ao ridículo depois da novela da Rede Globo, é um excelente jornalista, escritor, cineasta, poeta e apresentador.
Diversos assuntos políticos e sociais são discutidos em torno do tal BBB, e chego à conclusão de que a resposta para essas discussões está no tanto de anos em que a produção é veiculada na maior emissora do país. Entendo que enquanto a audiência corresponde, a emissora é 'obrigada' a veicular. Assim, eu não me assustaria em ver algum 'pseudo jornalista', ou apenas algum apresentador sem qualidade e de rostinho bonito, apresentando o Big Brother. Mas, o Pedro Bial?
Talvez o salário que ele ganha ao apresentar a produção e a publicidade que ele tem ao aparecer na tela de milhões de casas, pode ser uma justificativa. O problema é a imagem do escritor ser veiculada apenas ao Big Brother Brasil. Digo isso, pois, Bial é um grande profissional.
Na televisão ele até apresentou um bom programa na mesma emissora há alguns meses atrás. Titulado como 'Na Moral' o programa apresentava relevantes discussões, trazendo a publico diversos pontos de vista e argumentos de importância social. O programa era veiculado tarde da noite, e muita gente nem sabe que ele aconteceu. Assim, ficou pouco tempo no ar, e Pedro Bial voltou a aparecer apenas no fatídico BBB.
Tudo bem, ele pode não ser o maior exemplo de jornalista e escritor, e não é. Porém, é raro encontrar profissionais reflexivos e de níveis culturais elevados, portanto, 'perder' Bial para o BBB, pode ser considerado uma grande derrota.
Acredito que Bial ainda está na apresentação do programa, pois é mandado a isso. E se não tivesse, tenho certeza de que ele também não deixaria de ler um bom livro para assistir à exibição pornográfica e burra que o Big Brother proporciona. Espero que os fãs não me entendam mal, e, já que assistem, procurem saber um pouco mais sobre o apresentador.
"Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: ninguém é o mesmo para sempre. "Sabe quem é o autor dessa bela frase? Pedro Bial - jornalista, escritor, cineasta, poeta e apresentador do Big Brother Brasil (acredite).
www.kallil.com