*Por Drª Carla Ganassin
Sou alérgica a bijuterias. Não posso usar nada que não seja de ouro ou prata. Para piorar, recentemente comecei com uma alergia ao botão da calça. O que devo fazer? Como me livro desse transtorno? ( Paula )
O melhor modo de se combater a alergia de pele é descobrir o que a está causando e evitar o contato com o causador. Portanto, meu conselho é que você evite usar bijuterias. Não use anéis, colares ou brincos que irritem sua pele. Existem cremes anti-alérgicos que controlam os sintomas e suavizam ou resolvem uma crise alérgica. Mas é errado usar um creme desses e continuar mantendo contato com a substância à qual você é sensível, porque com o tempo as crises alérgicas ficarão mais intensas. Em casos extremos, surgem reações alérgicas à distância. Por exemplo, você usa um anel no dedo e surge uma reação de alergia de pele no rosto ou na barriga.
Assim como você deve evitar contato com bijuterias, há quem precise viver sem esmalte. Ou quem não pode mexer em giz. Outros podem ser alérgicos a papel de jornal, a couro, a lã. Existem pessoas alérgicas a desodorante, a tintura de cabelo, a perfume. Para todas essas pessoas a recomendação é evitar contato com aquilo que causa reação na pele. Isso se aplica também à alergia ao botão da calça. Essa reação acontece em pessoas alérgicas a metal. Como é o seu caso, use roupas que não tenham botão de metal, ou roupas nas quais o botão não esteja em contato com sua pele. Outra opção é costurar ou colar um tecido de algodão cobrindo a parte do botão que está em contato com sua pele, que ficará protegida.
Se o motivo das reações alérgicas for um mistério, discuta com seu dermatologista a possibilidade de fazer um teste alérgico de contato. Ele ajudará a identificar o material ao qual você é sensível.
Finalmente, é uma boa idéia usar diariamente um hidratante. Pele ressecada é mais propensa a alergias.
Euroclínica Assis/SP
Dermatologia Clínica e Cirúrgica
Drª Carla Ganassin
CRM 120861