*Drª Carla Ganassin
Dra Carla, tenho 60 anos e minha pele está extremamente ressecada,
principalmente nos braços e pernas. Como posso aliviar este desconforto? (Maria)
Os problemas mais comuns nessa época do ano estão relacionados à hidratação. Por conta de frio, vento e baixa umidade do ar, a pele tende a se tornar mais ressecada, podendo até mesmo sofrer irritações ou descamações. As partes do corpo que mais sofrem com o ressecamento são as áreas expostas, como o rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés. E quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio.
Por isso, Dona Maria, atenção redobrada! Para deixar sua pele saudável e protegê-la do frio, não existe segredo: a melhor forma é hidratar!
A hidratação da pele se dá por via interna e externa. O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate. O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.
Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor.
Não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.
Outra dica é utilizar um umidificador de ambiente. Caso não tenha este artefato, ajuda colocar uma bacia de água ou uma tolha molhada em alguns pontos da casa.
Siga esses passos e tenha uma pele macia e sedosa mesmo no inverno!