Buscar no site

Bigode Chinês ou rugas nas laterais dos lábios

Descubra o que é e qual a melhor técnica para combater o tal bigode

  • 20/05/13
  • 11:00
  • Atualizado há 606 semanas

*Por Drª Carla Ganassin

Fumar, emagrecer demais, tomar sol além da conta e fazer muita careta ao falar. Esses são, ao lado da genética, os estopins para surgirem - já aos 30 anos - duas rugas que se estendem das narinas aos cantos da boca - daí o nome bigode chinês. A partir dos 40, a marca, que deixa a expressão cansada e faz a pessoa parecer mais velha, fica ainda mais profunda por conta da flacidez de pele e da perda natural de gordura do rosto. Mas, acredite, já é possível reverter a situação, seja qual for a sua idade.

VAMOS AO COMBATE

A novidade para quem tem sulcos médios ou profundos e prefere um tratamento menos invasivo - e dolorido - é o adipofill. Incluído em cosméticos manipulados, ele é produzido a partir de um aminoácido chamado l-ornitina, que aumenta o tamanho das células de gordura da região e preenche o espaço deixado pelas rugas. O resultado aparece a partir do terceiro mês de uso se o produto for aplicado pela manhã e à noite.

Para quem deseja um efeito ainda mais rápido os dermatologistas costumam indicar um velho conhecido: o preenchimento com ácido hialurônico. A substância, que é injetada nas rugas com uma agulha fina e uso de pomada anestésica, atrai água para as células, deixando-as inchadas e diminuindo o vão causado pela perda de volume no local. Esse efeito dura de oito meses a um ano, quando o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo.

QUANDO PREVENIR É POSSÍVEL

Para retardar ou evitar que o bigode chinês apareça e se instale, sem pressa de ir embora, é preciso investir em protetor solar, cosméticos com retinol, ácido hialurônico ou antioxidantes, manter o peso, não fumar nem se expor ao sol entre as 10 e 16 horas e fazer de uma a cinco aplicações de laser para rejuvenescimento por ano.

Outro grande aliado é o Reaction - uma radiofrequência com três níveis de intensidade - que se destaca no combate a flacidez, a gordura localizada e a celulite. Ele possui diversas handpieces e além de atacar a saliência abdominal, o culote, flancos, braços, coxas e bumbum, tem sido usado com sucesso no rosto e pescoço. Dessa forma, você melhora o tônus da pele e da musculatura, a circulação de sangue e de nutrientes no local, estimulando a produção de novo colágeno e rearranjando o já existente.

Euroclínica Assis/SP

Dermatologia Clínica e Cirúrgica

Drª Carla Ganassin

CRM 120861

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos