Arborização: importância e procedimentos.
Entende-se por arborização como o ato de introduzir espécies arbóreas em ambientes rurais ou urbanos. No primeiro, dá-se basicamente na reposição das áreas de preservação permanente - APP e em reservas legais. No segundo caso, dá-se em ambientes como: praças, áreas verdes, calçadas, canteiros centrais e fundos de vale.
Trazendo a tônica deste texto às cidades, é importante salientar que a arborização urbana apresenta diversas funções, tais como: embelezamento/paisagismo, fixação de carbono, aumento da umidade do ar, sombreamento dentre outras.
Para muitos, o plantio de uma árvore consiste apenas em abrir uma cova e colocar nela uma mudinha porém, não é bem assim. Para que a arborização seja eficiente em todos os sentidos, é necessário que um conjunto de procedimentos sejam tomados, como por exemplo: delimitação dos ambientes que não podem receber árvores (calçadas estreitas, locais com fiação elétrica muito baixa etc), escolha das espécies adequadas para cada local apropriado a receber árvores, adoção de técnicas corretas de plantio e condução.
Entretanto, se estes cuidados não forem adotados os problemas aparecerão em alguns anos. Dentre os principais, destacam-se: danos a rede elétrica, a rede de água e esgoto, as calçadas, as edificações e aos pedestres.
E quando as árvores necessitam ser cortadas, o que deve ser considerado? Como se sabe, além de toda sua importância ecológica e sistêmica no ambiente, as árvores também trazem consigo muitas vezes uma carga de apelo efetivo por parte da população. Assim, todo e qualquer procedimento de corte/poda drástica deve ser muito bem avaliado.
Desta maneira, é importante um laudo, um parecer técnico que apresente a situação fitossanitária, dos galhos, do tronco, das raízes e da relação do exemplar arbóreo com seu ambiente de entorno. Somente após este diagnóstico e, sobretudo, comprovando a necessidade é que o ato torna-se necessário e, portanto, justificável. Caso contrário, o ideal é sempre buscar outras estratégias para manter o exemplar arbóreo vivo.
Enfim, a arborização urbana é um assunto amplo e complexo, e toda implantação de ações e políticas públicas voltadas ao setor devem ser discutidas de forma exaustiva do ponto de vista técnico e sobretudo, participativa e pois é somente com o envolvimento de todos é que construiremos um futuro melhor!
*Thiago Hernandes de Souza Lima
Professor e Vereador.