Buscar no site

Acostumem-se, eles chegaram e querem o seu voto

Kallil Dib

  • 04/06/12
  • 17:00
  • Atualizado há 658 semanas

*Kallil Dib

Essa semana eu abri o jornal e me deparei com um rosto no mínimo comum. Liguei o rádio e ouvi a voz daquele que se diz ser 'o homem do povo'. No programa de TV, no canal de Assis, quem se mostrava era o falastrão de terno e gravata. E na internet, sites e redes sociais, aquele que nunca mexeu num computador já deu o ar da graça.

E assim eu me convenci: temos que nos acostumar, chegaram as eleições, e eles já estão com todos os mirabolantes planos traçados para fisgar o nosso voto. E isso é deprimente, revoltante, chato.

Na verdade as eleições já tomaram outros rumos. Tempo feito de tolices sendo ditas em qualquer lugar, promessas esquisitas para ganhar um voto ou outro. Debates daqui, mentiras dali e no meio de tudo isso, o pior é saber que eles, os mandatários, estão em todo lugar.

Dou os parabéns para quem ainda acredita na democracia. Sem dúvidas, uma das grandes conquistas do povo brasileiro. Conquista que deve ser exaltada, porém um pouco mais discutida. Atualmente, democracia existe apenas para os otimistas, ou para os pobres de conhecimento. Afinal, não adianta o povo eleger seus governantes e depois ser esquecido, ser jogado às traças num hospital público, ter uma educação lastimável, e ao menos não conseguir trabalhar, por falta de emprego.

E disso não tem como fugir. Infelizmente, nenhum candidato a prefeito, vereador, governador, deputado, presidente, está sujeito e comprometido a levar o melhor a quem o elegeu, antes de pensar em si. As vontades do povo e de um governante são coisas distintas. E a população já está se acostumando com isso, atualmente se o 'branco' fosse um candidato já estaria eleito.

Porém, eles querem nos doutrinar. Estipulam metas, traçam objetivos, prometem uma vida digna por um voto e não cumprem. Não vou generalizar, existem candidatos que conseguem se eleger com propostas boas e úteis, para tentar mudar essa realidade. Mas, entrar no mundo da política requer algo a mais do que ser honesto, afinal, como diz o ditado: 'de boas intenções o inferno está cheio', e é assim que se governa o Brasil. E então, aqueles que diziam ser honestos, integram a obediência dos experientes governantes, e repassam tais conhecimentos.

Enquanto isso, o povo se revolta, mas continua assistindo a TV e acessando sites, manipulados pelo poder, para construir a sua opinião. E as perspectivas de mudança vão por água abaixo.

A verdade é que em ano de eleição a politicagem aparece, o povo se esgota com tanta repetição, e tudo se transforma em busca de eleitores, para no final, o poder subir à cabeça. Já me acostumei. E você também pode se acostumar, daqui pra frente os mesmos rostos aparecerão na TV e nos jornais, a mesma voz vai te instruir e prometer o mundo pelas ondas do rádio, e você, pobre eleitor, aconselho ler um bom livro.

Porém, o melhor é saber que não faltará emprego para os Garis. Malditos 'santinhos'.

Kallil Dib

www.kallil.com

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos