Governo de São Paulo libera pagamento do IPVA via Pix
Nova modalidade foi lançada nesta quarta-feira, dia 25; veja como pagar
Redação AssisCity
- 26/10/23
- 14:00
- Atualizado há 60 semanas
A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) do Governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 25 de outubro, uma nova modalidade de pagamento do IPVA: o Pix. A partir de agora, os proprietários de veículos do estado podem quitar o imposto por meio do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.
O Pix é uma forma de pagamento rápida, facilitada e imediata, que permite inclusive a regularização do IPVA em atraso. Com a nova modalidade, os contribuintes passam a poder recolher o IPVA por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras.
Como pagar
Para utilizar o Pix para pagar o IPVA, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/pix.aspx), informar os dados do veículo e gerar um QR code. O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira.
Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à "SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
A Sefaz-SP alerta que não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR code para pagamento de débitos de veículos. Cabe exclusivamente ao cidadão promover a emissão do QR code no site indicado para quitação dos débitos de seu veículo.
Métodos tradicionais continuam válidos
Além do Pix, os métodos tradicionais para pagamento do IPVA continuam válidos. Os contribuintes podem pagar o imposto na rede bancária credenciada, pela internet, em casas lotéricas e com cartão de crédito.