Suspensão da oncologia no HRA volta a ser discutida
Voluntárias da AVCCA se reunirão com prefeito nesta sexta-feira para discutir o assunto
Após a grande mobilização da sociedade, no ano passado para a manutenção dos serviços de oncologia no Hospital Regional de Assis (HRA), o assunto volta a atormentar a todos.
Muitos pacientes que fazem tratamento contra o câncer no HRA estão inquietos, assim como os membros da Associação do Câncer, pois ouviram rumores de que o contrato dos médicos que prestam o serviço pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) está terminando e pode ser que não seja renovado, e os tratamentos de pacientes com câncer podem ser transferidos para outra cidade, o que acarretaria em prejuízos para a população de Assis e região.
As voluntárias da AVCCA se reuniram na semana anterior com a diretoria do HRA, a qual informou que os serviços de oncologia vão permanecer no Município, e que não há a possibilidade dos serviços serem suspensos, todavia, o assunto ainda repercute na instituição hospitalar e no Município.
"Estamos preocupadas com a repercussão deste assunto, pois a diretoria do Hospital Regional informou que os serviços não serão suspensos, mas nós e todos os pacientes gostaríamos de mais esclarecimentos. No ano passado, através de uma grande mobilização, o serviço foi mantido na cidade; o tratamento do câncer em Assis deve ser expandido e não findado, pois o Município oferece o tratamento quimioterápico. Também tem um terreno na cidade, que pode ser construído um prédio para ser implantado a radioterapia", afirma, Elizabeth Elias Nicolau de Carvalho, presidente da AVCCA.
A AVCCA se reunirá com o prefeito municipal, Ricardo Pinheiro Santana, na manhã desta sexta-feira, 10, com o intuito de ter mais uma força para lutar pela manutenção e expansão do tratamento do câncer em Assis.
A reportagem do AssisCity manteve contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde por telefone e por e-mail, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta; fica o espaço para possíveis esclarecimentos.
Elizabeth Elias Nicolau de Carvalho, presidente da AVCCA