Tarumã inicia aulas de ensino bilíngue nas escolas municipais de educação infantil
Prefeito Oscar Gozzi e Secretária de Educação, Sandra Moura estiveram nas escolas para acompanhar as aulas
Redação AssisCity
- 26/07/24
- 10:00
- Atualizado há 17 semanas
Teve início nesta quinta-feira, dia 25 de julho, as aulas de ensino bilíngue que foram implementadas nas escolas municipais de Tarumã. O anúncio da implementação foi realizado no dia 10 de junho e a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Tarumã e a CSI Governamental.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Tarumã, Sandra Regina de Almeida Moura esteve visitando as escolas e se mostrou muito contente com a implementação do ensino bilíngue. "Eu, enquanto Secretária de Educação da rede municipal de Tarumã, estou muito feliz por presenciar de perto esse momento da implantação da educação bilíngue no município. É muito gostoso estar nas escolas, ver as primeiras aulas acontecendo, ver as nossas crianças e profissionais animados. Esse é um sonho da gestão municipal, do prefeito Oscar Gozzi, que se concretiza nesta data, iniciando as aulas e que com certeza, vai fazer a diferença na nossa educação pelos próximos anos", disse.
O Prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, também esteve presente nas escolas e falou sobre o feedback positivo que tem recebido. "Tarumã segue avançando na educação, nós instalamos e já começaram a funcionar as nossas escolas de educação infantil bilíngues. É uma grande alegria. Eu estive presente em uma das aulas para ver o desempenho do professor, a gratidão e alegria das crianças, e os feedbacks são absolutamente incríveis, da paixão e de verificar como as crianças reagem e como isso vai ser muito bom para a vida delas. Tarumã, agora é, na educação infantil municipal, bilíngue. Isto é um avanço, modernidade, é dar para as crianças das escolas públicas a mesma oportunidade que outras crianças teriam em escolas particulares e em cursos pagos", disse.
A Educação Bilíngue
A Educação Bilíngue consiste no ensino de conteúdos em duas línguas de instrução, neste caso, português e inglês, com a exigência de que 30% a 50% das aulas sejam ministradas exclusivamente em inglês para alcançar a bilateralidade. Todas as escolas municipais de ensino infantil de Tarumã serão escolas bilíngues, com a implantanção iniciando a partir do Maternal 1 e continuando progressivamente nos anos seguintes, até atingir o quinto ano do Ensino Fundamental.
Os principais objetivos da iniciativa da escola bilíngue incluem o aprimoramento de habilidades linguísticas e a promoção da fluência em português e inglês, abrangendo comunicação oral, leitura, escrita e compreensão, o melhoramento do desempenho acadêmico através da ampliação de conhecimentos em diversas áreas; a preparação das crianças e jovens de Tarumã para um mundo globalizado, onde o domínio de múltiplas línguas é valorizado; e a promoção da compreensão e valorização de diferentes culturas e perspectivas entre os alunos, facilitando um aprendizado mais imersivo e eficiente.