Buscar no site

Cinco funcionários são afastados da Penitenciária de Florínea com sintomas de Covid-19

Segundo Secretaria de Administração Penitenciária, funcionários estão em observação

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 05/05/20
  • 10:00
  • Atualizado há 237 semanas

Cinco funcionários da Penitenciária de Florínea (distante 47 quilômetros de Assis) estão afastados da unidade após apresentarem sintomas de Covid-19. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), os funcionários estão em observação e seus quadros clínicos são acompanhados.

A SAP também informou que "segue as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema".

"Reforçamos que a referida unidade está sendo higienizada frequentemente, de acordo com o que é preconizado pelos órgãos de saúde, além de terem sido reforçadas todas as medidas já adotadas nos presídios, como suspensão de atividades coletivas; busca ativa para casos similares ao Covid-19; restrição de entrada de pessoas que não sejam do corpo funcional; quarentena para presos que são inclusos; monitoramento com termômetros infra vermelho e oxímetro digital portátil; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete; distribuição de EPIs", diz o comunicado da SAP.

No dia 30 de abril, a reportagem do AssisCity entrou em contato com a assessoria de comunicação da SAP para buscar informações sobre a situação da unidade em relação à pandemia. Em nota, foi informado que "a Secretaria da Administração Penitenciária informa que na Penitenciária de Florínea não há presos com suspeitas ou contaminados pela COVID-19".

A Penitenciária de Florínea é a mesma onde trabalhava Deise Bertoli, a paciente de Pedrinhas Paulista que morreu no dia 27 de abril no Hospital Regional de Assis. Natural de Rancharia, ela morava em Pedrinhas e dias antes atestou positivo para dengue.

Leia também: Paciente de Pedrinhas com diagnóstico de dengue também atesta positivo para Covid-19

Na madrugada do mesmo dia, ela procurou uma unidade de saúde na cidade com quadro de insuficiência respiratória e foi encaminhada pelo SAMU até o Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR) do Hospital Regional, onde não resistiu e veio a óbito por volta das 11h.

O filho de Deise também foi diagnosticado com Covid-19. Ele informou que está em isolamento com a família em Rancharia e não tem previsão de retorno para Pedrinhas Paulista.

Leia mais: Filho de moradora de Pedrinhas que morreu de Covid-19 atesta positivo para doença

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos