Alunos de Tarumã participam de oficina de grafite com artista assisense
Artista também presentou a escola com pintura em muro externo
Assessoria de Comunicação
- 14/11/24
- 12:00
- Atualizado há 6 dias
Nesta quarta-feira, 13 de novembro, a Escola Estadual Prof. David José Luz, de Tarumã, recebeu a visita do artista Alemão, que nos proporcionou uma experiência única com o seu projeto "Artivismo na Escola". Este projeto, desenvolvido desde 2004 em escolas públicas, tem como objetivo democratizar e desconstruir o preconceito em torno do grafite, recentemente reconhecido como patrimônio cultural. Alemão conduziu uma palestra para toda a comunidade escolar, além de presentear a escola com uma obra de arte no muro externo, que será um marco para todos.
O projeto "Artivismo" promove oficinas, palestras e rodas de conversa, aproximando os alunos da arte e da expressão artística. Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos estavam estudando o conceito de arte, o grafite e suas diferenças em relação a outras formas de expressão. Ao conhecer o trabalho do artista Alemão, a ideia de convidá-lo surgiu como uma forma de complementar essa abordagem e proporcionar uma vivência prática aos estudantes. A decisão foi também influenciada pelas recomendações de colegas professores que já haviam participado do projeto em outras escolas e destacaram os benefícios para o desenvolvimento dos alunos.
O "Artivismo" é uma ferramenta de transformação social e conscientização. Através do grafite, os alunos aprendem a expressar suas vozes, refletindo sobre temas sociais e culturais relevantes. Além de despertar o interesse pela arte, o projeto fortalece o senso de pertencimento, a responsabilidade social e ajuda a formar cidadãos mais conscientes e engajados com a comunidade.
Agradecemos ao artista Alemão pela generosidade em compartilhar seu trabalho conosco e também à gestão da escola, que acreditou na importância dessa parceria. Esse tipo de experiência é impagável, pois proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar novas formas de arte e ampliar seus horizontes, valorizando o potencial criativo de cada um.