Telma Spera inicia gestão em Assis com proposta de ampliar atendimentos na saúde
Nova prefeita toma posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro, com o desafio de colocar o Pronto Atendimento Maria Isabel para funcionar 24h por dia - relembre outras propostas feitas durante a campanha eleitoral
Redação AssisCity
- 31/12/24
- 11:00
- Atualizado há 1 semana
Em menos de 24 horas, Telma Spera assumirá a prefeitura de Assis como a primeira mulher a ocupar o cargo. A cerimônia de posse está marcada para esta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, às 10h, no Teatro Municipal de Assis, onde também tomarão posse os 15 vereadores eleitos.
Mesmo antes de ser oficialmente empossada, Telma tem trabalhado intensamente para organizar os primeiros passos de sua gestão. Nesta segunda-feira, 30 de dezembro, a prefeita eleita, acompanhada pela futura secretária municipal de Saúde, Amanda, e outros membros de sua equipe, se reuniu com representantes das redes de urgência e emergência de Assis. O encontro contou com a participação de gestores da UPA, do Hospital Regional de Assis, FEMA, da Santa Casa de Misericórdia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O objetivo foi alinhar as estratégias de atendimento a partir do dia 1º de janeiro, com foco na reestruturação dos serviços de saúde no município.
Durante o período de transição, Telma concedeu diversas entrevistas à imprensa da cidade onde destacou quais serão as prioridades para os primeiros 100 dias de governo. Entre elas está a ampliação do horário de atendimento do Pronto Atendimento Maria Isabel para 24 horas, uma das principais promessas de campanha. "Precisamos desafogar a UPA e garantir que todos tenham atendimento de qualidade. Esse é um dos nossos compromissos prioritários", afirmou.
No próximo dia 2 de janeiro, Telma deve se reunir com enfermeiros e técnicos de enfermagem para tratar do mesmo tema. Em entrevista recente ao Portal AssisCity, a prefeita eleita também ressaltou sua recente viagem a São Paulo, onde se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Eleusis Paiva, e com o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, onde mencionou a atual situação do Hospital Regional de Assis, que é alvo de polêmicas envolvendo falta de atendimento e fim de serviços.
"Conversei com o secretário Eleuses, que demonstrou uma visão muito boa da nossa região. Temos a sinalização de um edital em andamento para a contratação de profissionais (para o HRA), e isso vai minimizar muitos dos problemas. O importante agora é ter paciência, porque as soluções virão no tempo certo", declarou.
Com experiência na área da saúde, tendo atuado como diretora do Hospital Regional de Assis por oito meses e como provedora da Santa Casa de Assis por seis anos, Telma acredita que essa bagagem será essencial em sua gestão. "Minha vivência na saúde pública e hospitalar me dá uma visão ampla dos desafios que enfrentaremos. Vamos trabalhar com planejamento e transparência para trazer melhorias significativas para Assis", afirmou.
Além da saúde, ao longo de toda a campanha eleitoral, Telma e Alexandre Cachorrão, seu vice), também mencionaram que pretendem revisar o plano diretor da cidade, criar novas secretarias - como a de Segurança Pública e a de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo - e priorizar projetos voltados à educação integral e geração de empregos.
"Sabemos que a população tem pressa. Vamos focar em resolver os problemas mais urgentes, especialmente na saúde e na educação. Já conseguimos garantir emendas e apoio de deputados para os primeiros meses, o que vai ajudar a colocar muitos projetos em prática rapidamente", concluiu Telma.
A posse de Telma Spera como a primeira prefeita mulher de Assis será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, às 10h, no Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli". O Portal AssisCity estará presente e transmitirá ao vivo toda a solenidade.