Recontagem de votos confirma resultado das eleições para a Câmara Municipal de Assis
Justiça Eleitoral concluiu o reprocessamentos dos votos na tarde desta quarta-feira, 4, mas mudanças não afetaram a ordem dos candidatos eleitos em outubro
Redação AssisCity
- 04/12/24
- 16:00
- Atualizado há 7 horas
Nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, a Justiça Eleitoral concluiu o reprocessamento dos votos das Eleições Municipais de 2024 na cidade de Assis. O procedimento, realizado na 15ª Zona Eleitoral, atendeu a uma exigência legal após recursos de candidatos com registros de candidatura indeferidos durante o pleito de outubro.
Misael Maia, chefe do cartório eleitoral, detalhou o impacto de dois casos específicos no reprocessamento. "Um dos candidatos teve os votos desconsiderados na eleição de 6 de outubro, mas o Tribunal Regional Eleitoral reformou a sentença, passando a contabilizá-los. O outro candidato teve os votos considerados inicialmente, mas, com o indeferimento do registro posteriormente, esses votos foram desconsiderados agora", explicou. Apesar dessas mudanças, ele assegurou que o resultado final não foi alterado: "Os mesmos candidatos eleitos em outubro permaneceram com seus mandatos garantidos, sem alterações nas vagas, mesmo com o aumento do quociente eleitoral", disse.
Essa revisão envolveu os candidatos Adevar Campana (PRD), que passou a ter seus votos contabilizados, e do ex-prefeito Carlos Nobile (PSB), cujos votos foram desconsiderados. Conforme destacou Misael, o processo é recorrente em todas as eleições. "Embora seja uma etapa obrigatória e comum, nesta eleição tivemos a reforma de uma sentença, o que gerou expectativa de mudanças que não se concretizaram com o reprocessamento."
Durante o processo, também foi informado que o quociente eleitoral (QE) ficou em 3.117 votos, com 46.754 votos válidos apurados, sendo 1.677 votos de legenda. A Justiça Eleitoral confirmou que a lista de vereadores eleitos em Assis inclui os seguintes nomes:
Fernando Sirchia (PDT) - 2.262 votos
Fabinho Alerta Verbal (PSD) - 1.357 votos
Paulinho Mattioli (Republicanos) - 1.210 votos
Douglas Azevedo (PL) - 1.127 votos
Paulo Paçoca (PSD) - 945 votos
Gerson Alves (PL) - 938 votos
Jé Canela (MDB) - 895 votos
Pastor Edinho (Republicanos) - 819 votos
Português (PT) - 752 votos
Gordinho da Farmácia (MDB) - 733 votos
Carlinhos Zé Gotinha (PL) - 725 votos
Lucas Gomes (Solidariedade) - 560 votos
Roni da Farmácia (Avante) - 745 votos
Fernando Kiko (União) - 416 votos
Timba (PRD) - 401 votos.
Todos os dados atualizados já estão disponíveis no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os vereadores eleitos serão diplomados no dia 17 de dezembro e tomarão posse em 1º de janeiro de 2025, em uma cerimônia solene no Teatro Municipal de Assis.