Buscar no site

Recontagem de votos confirma resultado das eleições para a Câmara Municipal de Assis

Justiça Eleitoral concluiu o reprocessamentos dos votos na tarde desta quarta-feira, 4, mas mudanças não afetaram a ordem dos candidatos eleitos em outubro

Redação AssisCity

  • 04/12/24
  • 16:00
  • Atualizado há 7 horas

Nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, a Justiça Eleitoral concluiu o reprocessamento dos votos das Eleições Municipais de 2024 na cidade de Assis. O procedimento, realizado na 15ª Zona Eleitoral, atendeu a uma exigência legal após recursos de candidatos com registros de candidatura indeferidos durante o pleito de outubro.

Misael Maia, chefe do cartório eleitoral, detalhou o impacto de dois casos específicos no reprocessamento. "Um dos candidatos teve os votos desconsiderados na eleição de 6 de outubro, mas o Tribunal Regional Eleitoral reformou a sentença, passando a contabilizá-los. O outro candidato teve os votos considerados inicialmente, mas, com o indeferimento do registro posteriormente, esses votos foram desconsiderados agora", explicou. Apesar dessas mudanças, ele assegurou que o resultado final não foi alterado: "Os mesmos candidatos eleitos em outubro permaneceram com seus mandatos garantidos, sem alterações nas vagas, mesmo com o aumento do quociente eleitoral", disse.

Essa revisão envolveu os candidatos Adevar Campana (PRD), que passou a ter seus votos contabilizados, e do ex-prefeito Carlos Nobile (PSB), cujos votos foram desconsiderados. Conforme destacou Misael, o processo é recorrente em todas as eleições. "Embora seja uma etapa obrigatória e comum, nesta eleição tivemos a reforma de uma sentença, o que gerou expectativa de mudanças que não se concretizaram com o reprocessamento."

Durante o processo, também foi informado que o quociente eleitoral (QE) ficou em 3.117 votos, com 46.754 votos válidos apurados, sendo 1.677 votos de legenda. A Justiça Eleitoral confirmou que a lista de vereadores eleitos em Assis inclui os seguintes nomes:

Fernando Sirchia (PDT) - 2.262 votos

Fabinho Alerta Verbal (PSD) - 1.357 votos

Paulinho Mattioli (Republicanos) - 1.210 votos

Douglas Azevedo (PL) - 1.127 votos

Paulo Paçoca (PSD) - 945 votos

Gerson Alves (PL) - 938 votos

Jé Canela (MDB) - 895 votos

Pastor Edinho (Republicanos) - 819 votos

Português (PT) - 752 votos

Gordinho da Farmácia (MDB) - 733 votos

Carlinhos Zé Gotinha (PL) - 725 votos

Lucas Gomes (Solidariedade) - 560 votos

Roni da Farmácia (Avante) - 745 votos

Fernando Kiko (União) - 416 votos

Timba (PRD) - 401 votos.

Todos os dados atualizados já estão disponíveis no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os vereadores eleitos serão diplomados no dia 17 de dezembro e tomarão posse em 1º de janeiro de 2025, em uma cerimônia solene no Teatro Municipal de Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos