Buscar no site

Quinteiro critica Telma Spera por abandono do Iamspe: "Ao invés de administrar, ela preferiu romper e deixar os servidores estaduais sem assistência"

Ao ser perguntado sobre a sua relação com a adversária política, Fernando Quinteiro (PSD) não poupou críticas à gestão de Telma à frente da Santa Casa de Assis

Redação AssisCity

  • 29/08/24
  • 15:00
  • Atualizado há 2 semanas

Durante a entrevista do Portal AssisCity e à Rádio Difusora de Assis realizada nesta terça-feira, 27 de agosto, o candidato à prefeito de Assis, Fernando Quinteiro (PSD), fez críticas contundentes à Telma Spera (PL), sua adversária na disputa pela prefeitura. Quinteiro questionou a capacidade de Telma em lidar com dificuldades financeiras e administrativas, citando sua decisão de romper o contrato com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) como um exemplo de má gestão.

Divulgação - Ao ser perguntado sobre a sua relação com a adversária política, Fernando Quinteiro (PSD) não poupou críticas à gestão de Telma à frente da Santa Casa de Assis - FOTO: Divulgação
Ao ser perguntado sobre a sua relação com a adversária política, Fernando Quinteiro (PSD) não poupou críticas à gestão de Telma à frente da Santa Casa de Assis - FOTO: Divulgação

"[...> Telma também conheço, nunca tive uma proximidade com ela, mas eu a conheço. O que posso dizer é que ela é uma gestora pública, ou pretende ser uma, que não sabe administrar nos momentos difíceis. Ao invés de administrar essa dificuldade [financeira>, ela preferiu romper com o Iamspe e deixar os servidores estaduais sem assistência médica, o que é tão importante para a população", afirmou Quinteiro.

Quinteiro explicou que a Santa Casa de Assis, historicamente, sempre ofereceu a possibilidade para que os servidores estaduais usufruíssem do Iamspe local. No entanto, segundo ele, Telma alegou problemas financeiros e rompeu o contrato em 2019. Segundo o candidato, vários deputados se esforçaram para renegociar o valor do contrato com a superintendência do Iamspe em São Paulo. "Mesmo depois de conseguirmos aumentar o valor, ela definitivamente rompeu o contrato. Isso deixou aproximadamente 8.000 usuários do Iamspe em Assis sem atendimento local", criticou.

O candidato do PSD destacou o impacto negativo dessa decisão, que forçou os usuários a buscar assistência médica em cidades vizinhas como Ourinhos, Marília, Presidente Prudente e Cândido Mota. "Depois de quatro anos de sacrifício dessa população, ela reconsiderou e efetivamente celebrou um novo contrato com o Iamspe. Mas durante esse período, preferiu romper o contrato e deixar esses servidores estaduais sem essa assistência tão importante", enfatizou.

Ao abordar a postura política de Telma Spera, Quinteiro também comentou sobre o posicionamento da candidata em relação à sua candidatura. Segundo ele, Telma teria dito a ele, há cerca de cem dias, que não seria candidata a nenhum cargo em Assis e sugeriu que Quinteiro se unisse a outros candidatos para evitar a reeleição da atual candidata apoiada pelo prefeito José Fernandes. "Para nossa surpresa, de repente ela amanhece candidata e diz que isso é uma missão. Nós estamos em uma democracia, mas esse tipo de mudança repentina de posição gera dúvidas sobre suas intenções e sua capacidade de liderança", comentou.

Quinteiro ainda chamou de "infantil" o convite público feito por Telma durante entrevista ao Portal AssisCity e à Rádio Difusora ainda no período de pré-campanha para que ele se juntasse à sua campanha. "Eu dei risada sozinho lá na minha casa enquanto assistia. Eu tenho um projeto claro para Assis e uma trajetória política que defendo com seriedade. Não estou aqui para brincadeiras", afirmou.

Durante a entrevista realizada no dia 28 de agosto ao Portal AssisCity e à Rádio Difusora de Assis, a candidata Telma Spera rebateu as críticas feitas por Quinteiro à sua gestão na Santa Casa e ao convênio com o Iamspe. Telma destacou que Fernando Quinteiro não estava presente em Assis para acompanhar a realidade enfrentada pela instituição na época e, por isso, desconhecia os desafios administrativos: "Vou perdoá-lo porque ele não estava em Assis para entender o que estava acontecendo na Santa Casa. Nós levantamos a instituição do zero e restauramos sua estrutura. Um provedor não toma decisões isoladamente; há uma diretoria executiva, um conselho de administração com 20 pessoas e uma equipe extraordinária que sempre discute tudo de forma democrática."

A candidata explicou que, durante o período de rompimento com o Iamspe, a Santa Casa enfrentava uma dívida significativa de mais de R$ 700 mil com o instituto, o que dificultava a manutenção do convênio. "Fomos diversas vezes a São Paulo para apresentar a situação da Santa Casa, e todas as decisões foram baseadas nas necessidades reais e nas condições financeiras da época. Romper o contrato foi uma medida necessária para ajustar as contas e garantir a sustentabilidade da Santa Casa", frisou.

A entrevista completa com Telma Spera está disponível no Youtube do Portal AssisCity. Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais