Prefeitura passará a multar quem mantiver criadouros da dengue
Isto porque os agentes de combate à dengue têm enfrentado dificuldades em Assis, como a recusa do de moradores em recebê-los nas casas para verificar a existência de vasos de plantas e pratinhos, ralos
Com 200 caos de dengue confirmados em meados de fevereiro as autoridades de saúde de Assis entraram em estado de atenção. Mas neste início do mês de março já são mais de 450 casos confirmados da doença na cidade. Por isso, uma nova medida passou a ser adotada esta semana para se somar ao trabalho de visitas de casa em casa e nebulização. A Prefeitura passará a notificar e depois de 10 dias multar quem for identificado com criadouros de focos do mosquito da dengue.
Isto porque os agentes de combate à dengue têm enfrentado dificuldades em Assis, como a recusa do de moradores em recebê-los nas casas para verificar a existência de vasos de plantas e pratinhos, ralos, lixeiras, garrafas vazias, entulho e o que possa acumular água limpa. Á também moradores que fingem estar fora de casa na hora da passagem dos agentes, para que não seja feita a nebulização.
A aplicação de multa em casos específicos segue uma lei municipal de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Claudecir Rodrigues Martins (Gordinho da Farmácia), mas que não vinha sendo colocada em prática. Segundo Carlos Leite, que coordena o Setor de Combate à Dengue em Assis, os moradores que porventura deixarem a caixa d'água aberta, mato alto em terrenos, lixo acumulado em quintais, vasos com pratinhos, e outras situações que favoreçam o mosquito transmissor da dengue serão notificados. A partir da autuação, se em 10 dias a irregularidade não for sanada, os infratores serão multados.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Assis, Denise Fernandes Carvalho, informou que a maior parte dos criadouros encontrados nas visitas e nos bloqueios são em quintais de residências e não em terrenos baldios. Por isso, o empenho será maior nos imóveis residenciais, onde a concentração tem sido maior.
Depois de passar pela região da Vila Progresso e Jardim Paraná, o combate a dengue chegou a região do Centro de Assis nesta primeira semana de março. Também serão mantidos os trabalhos de combate à dengue nos bairros periféricos. O trajeto a ser seguido deverá passar pelo Parque Universitário em direção aos bairros do Complexo Prudenciana, como Vila Maria Isabel, Vila Marialves, Jardim Eldorado, até chegar ao Parque Colinas.
Centro de Assis começou a ter nebulizações esta semana