Prefeitura de Assis estabelece plano para operação tapa-buracos na cidade
Inicialmente estão trabalhando duas equipes próprias da secretaria de obras, com priorização das vias de maior fluxo de veículos na cidade
O secretário municipal de obras, Valter de Souza Filho, definiu junto ao Prefeito Municipal uma concentração de esforços para resolver o problema dos buracos na cidade de Assis. A frequência de chuvas na região, que teve um índice pluviométrico acima do previsto, chegando a 834 mm nos últimos 4 meses, além de provocar estragos e danificação do asfalto, inviabilizou a ação de tapa-buracos e limpeza das ruas.
Aliado às chuvas ininterruptas, a usina fornecedora de massa asfáltica, matéria prima para a operação tapa-buracos, entrou em recesso de final de ano e interrompeu de vez os serviços das equipes da secretaria municipal de obras.
Agora, com a amenização das chuvas, a secretaria estabeleceu ações para resolver o problema dos buracos das ruas, que vêm afetando a vida dos moradores da cidade, em especial, dos bairros periféricos, que têm asfalto mais recente e menos resistente.
Inicialmente estão trabalhando duas equipes próprias da secretaria de obras, com priorização das vias de maior fluxo de veículos na cidade e outros locais onde a situação oferece mais risco ou está mais precária. Isso já vinha ocorrendo, mas sem resultados pelo excesso de chuvas.
Paralelamente a isso, está aberto um processo licitatório para a contratação de mais equipes que irão se juntar às da secretaria, podendo chegar a 6 equipes de tapa-buracos, que juntas irão atender as principais demandas de conservação de ruas da cidade.
Mas, não é apenas a questão de asfalto que está sendo vista. Com a trégua dada pelas chuvas o serviço de limpeza das ruas está sendo realizado, com várias equipes acompanhando e recolhendo o excesso de sujeira acumulado.
A Prefeitura também está com as equipes de saúde, obras e meio ambiente fiscalizando terrenos baldios e construções abandonadas, em um trabalho conjunto para mais rapidez de limpeza e manutenção dessas áreas, visando prevenir a proliferação de focos de mosquitos e de animais peçonhentos.
"Com a normalização das chuvas, podemos estabelecer várias ações que irão melhorar bastante as condições das ruas de nossa cidade, tanto no aspecto de asfalto como de limpeza, e conservação de nossas ruas. Essa é a preocupação manifestada pelo prefeito Ricardo Pinheiro e pelas secretarias municipais", disse o secretário de obras, Valter de Souza Filho.