Buscar no site

Paraguaçu Paulista confirma 360 casos de dengue e Prefeitura promove mutirão a partir de segunda-feira

Assessoria PMP

  • 06/04/13
  • 08:00
  • Atualizado há 607 semanas

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista inicia na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, uma grande mobilização e mutirão contra a dengue, que será desenvolvida em toda a cidade.

A iniciativa será composta por divulgação e conscientização dos paraguaçuenses sobre o problema da dengue, que já positivou mais de 360 casos na cidade; visita dos agentes de controle de vetores e agentes comunitários em todas as casas; realização do Mutirão Cidade Vigilante, que consiste na coleta de descartes e limpeza de quintais e terrenos; pulverização de inseticida contra a dengue em todas as ruas dos bairros e estabelecimento de plantão para denuncias sobre terrenos e quintais sujos.

A mobilização contra a dengue será desenvolvida pelos departamentos de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Obras da Prefeitura Municipal.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, o primeiro bairro a receber o mutirão de limpeza será a Barra Funda, já que é um dos que tem maior índice de infestação da dengue no município. A mobilização na Barra Funda será nos dias 8 e 9 de abril (segunda e terça-feira).

No período da manhã, os agentes visitarão todas as residências do bairro. No período da tarde será realizada a limpeza e coleta dos descartes que a população deve fazer jogando todo material na rua, com exceção de podas de árvores e resíduos de materiais de construção que não serão coletados. Já no período noturno, a partir das 19h30, será realizada a nebulização em todo o bairro.

A SUCEN recomenda aos moradores que durante a nebulização deverão ser mantidas as portas e janelas abertas, os moradores não deverão permanecer nas calçadas no momento da aplicação, gaiolas de pássaros, aquários, alimentos e filtros de água deverão ser cobertos e pessoas com problemas respiratórios, gestantes e recém-nascidos deverão ser retirados do local durante a nebulização. A orientação é que diante de qualquer sinal de intoxicação, o morador procure atendimento médico na unidade mais próxima ou serviços de emergência.

Cristiane afirma que embora a Prefeitura esteja empenhada em combater a dengue na cidade, os paraguaçuenses precisam manter a vigilância. Segundo ela, apenas com poder público e população unidos a epidemia na cidade poderá ser controlada.

"A ação maior é fiscalizar a sua casa, eliminar os criadouros, manter os quintais limpos, porque não adianta a Prefeitura coletar descartes e fazer nebulização se a população não fizer a sua parte, por isso vamos manter um plantão na Guarda Civil e, depois de toda essa ação, as pessoas poder denunciar", ressaltou Cristiane.

A mobilização contra a dengue será realizada em todos os bairros e distritos do município, conforme a necessidade e a maior ocorrência de casos da doença.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos