Pandemia pode mudar posse de prefeito e vereadores em Assis
TRE decide pela não solenidade de diplomação
Ainda não foi definida como será a Sessão de Posse de prefeito e vereadores eleitos no dia 15 de novembro, que acontece sempre no dia 1º de janeiro de 2021. Horário também não foi divulgado. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral autorizou aos juízes que decidissem sobre as cerimônias em seus municípios.
Dessa forma, segundo Misael Maia, chefe de Cartório em Assis, "por conta da pandemia, o Tribunal deixou a cargo dos juízes decidirem sobre a cerimônia. Assim, não haverá cerimônia neste ano. Apenas vamos disponibilizar no site do TRE, no sistema 'diplomas', os diplomas dos eleitos e dos suplentes, a fim de que cada interessado acesse e imprima o documento e entregue na Câmara".
A disponibilização dos diplomas dos eleitos e suplentes será no dia 17 de dezembro às 15 horas.
Por outro lado, Câmara Municipal e Prefeitura de Assis conversam sobre realizar a Sessão de Posse em novo formato em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, visto que "esse é um evento que reúne familiares e amigos dos que serão empossados e público em geral. Nós temos grande preocupação com esse momento, pois precisamos garantir a segurança de todos e evitar aglomerações", explica Daniela Beszon, diretora da Câmara Municipal de Assis.
Segundo Alexandre Cobra Vêncio, que presidirá a Sessão de Posse, por ser o vereador mais votado, "haverá uma reunião nessa semana com os novos vereadores, que serão empossados, para tratarmos desse assunto. Mas, por conta da pandemia, a possibilidade é que seja realizada em novo formato para evitar aglomeração".